Uncategorized

Letônia e Lituânia vão finalmente pagar indenizações aos sobreviventes do Holocausto e aos herdeiros

Durante o Holocausto, o nazismo exterminou cerca de 90% dos 220 mil judeus na Lituânia e 75% dos 95 mil na Letónia. Hoje, as comunidades judaicas em ambos os países não chegam a 10 mil pessoas.

Ao contrário de outros países europeus, a Letónia e a Lituânia não tinham leis que garantissem a restituição e o reconhecimento às vítimas do Holocausto e aos seus descendentes.

Mas desde o ano passado, e graças às novas leis, ambos os países estão a oferecer indemnizações aos sobreviventes do Holocausto e aos seus descendentes. As famílias poderão receber uma compensação financeira pelos bens confiscados e o período legal para requerer estará aberto na Lituânia até 31 de dezembro.

Na Letónia, os sobreviventes do Holocausto podem solicitar um pagamento único de cerca de 5.300 dólares.

Gideon Taylor, presidente da Organização Mundial de Restituição Judaica, comentou este desenvolvimento, dizendo que “para muitas pessoas, estes acordos não são apenas sobre dinheiro; É uma questão de reconhecimento. “São países que se reconciliam com o passado, reconhecendo que lá existiam judeus, que cada casa, cada edifício representa uma história individual.”

Leia mais sobre as comunidades judaicas sobre a Letônia e a Lituânia na revistas Os judeus da Letônia e Os judeus da Lituânia que Menorah acaba de lançar. Maiores informações pelo Whatsapp +55 21 982089778.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.