judaísmoÚltimas notícias

Mais de 150 torcedores holandeses são presos por entoar canções antissemitas a caminho do jogo

A mídia local disse que os detidos são torcedores do AZ Alkmaar que estavam na estação de metrô a caminho da partida contra o Ajax de Amsterdã.

A prisão de 154 torcedores de futebol ocorreu no sábado, depois que eles entoaram cânticos antissemitas enquanto se dirigiam ao estádio.

O incidente ocorreu em uma estação de metrô perto da Johan Cruyff Arena, na capital, casa do Ajax Amsterdam, por volta das 19h30, horário local, informou a polícia em comunicado.

“Os fãs foram solicitados várias vezes a parar de cantar” antes que a ação fosse tomada, disse a polícia. Os presos foram detidos sob a acusação de insultos públicos.

O Ajax, atualmente terceiro na classificação da Eredivisie, atrás de Feyenoord e PSV, enfrentou o AZ Alkmaar, quarto colocado.

A estação de notícias local AT5 disse que os presos eram apoiadores do AZ. O jogo terminou empatado em 0 a 0.

Os oponentes do Ajax costumam se referir ao clube como “Os Judeus”, e ele foi associado à grande população judaica de Amsterdã antes de serem deportados para campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

O Ajax também teve vários presidentes e jogadores judeus nas décadas de 1960 e 1970, incluindo grandes nomes como o ex-capitão da seleção holandesa Bennie Muller e Sjaak Swart.

Mas o termo “os judeus” muitas vezes se tornou um termo de abuso anti-semita por parte dos oponentes.

As autoridades holandesas do futebol prometeram no mês passado reprimir os crescentes incidentes de mau comportamento e hooliganismo de torcedores depois que um dos jogadores do Ajax se machucou ao ser atingido na cabeça por um isqueiro atirado por um torcedor do Feyenoord.

Fotografia aérea da Amsterdam Arena, teto aberto com (abaixo do meio) Evenementenbrug ArenA. Quistnix, CC BY 3.0 , via Wikimedia Commons.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.