Makkabi Berlin será o primeiro clube judeu a disputar a Copa da Alemanha
Makkabi Berlin é o sucessor do Bar Kochba Berlin, o clube judeu criado em 1898 que foi forçado a fechar suas portas pelo nazismo.
O Bar Kochba Berlin foi um clube fundado no final do século XIX com o objetivo de promover a participação da comunidade judaica alemã no esporte. A instituição cresceu muito, a ponto de chegar a ter 40 mil associados. Mas tudo isso desmoronou com a ascensão do nazismo ao poder.
Primeiro, o regime nazista ordenou que os clubes judeus formassem suas próprias competições, separadas das outras instituições. Finalmente, em 1938, baniram totalmente qualquer organização judaica.
Quando foi formado em 1970, o Makkabi Berlin retomou as tradições do histórico Bar Kochba Berlin, tornando-se seu sucessor. A identidade judaica é central em sua história e em seus valores, mas, mesmo assim, o clube recebe de portas abertas atletas de todas as nacionalidades e de qualquer religião.
O time de futebol Makkabi Berlin não começou com o pé direito. Em seu primeiro jogo pelo campeonato local, em 1971, perdeu por 15 a 1. Neste domingo, eles se tornarão o primeiro clube judeu a disputar a Copa da Alemanha, onde jogam muitas das equipes amadoras e profissionais do país. É um torneio que começou sob o regime nazista, e por isso o clube não pôde participar.
Marian Wajselfisz, co-fundador do clube e sobrevivente do Holocausto, expressou sua alegria à mídia local. “Eu estava lá desde o primeiro dia. Nunca imaginei que nós, como um time judeu, jogaríamos uma partida da copa contra um time da Bundesliga . Então, para nós, e para mim pessoalmente, é uma grande alegria”, disse Wajselfisz. Juntamente com sua família, Marian conseguiu sobreviver ao nazismo graças à ajuda de uma família polonesa que os escondeu em seu porão por quase dois anos.