IsraelÚltimas notícias

Metade do Hamas em Rafah já foi liquidado

O IDF informou oficialmente neste dia 17/jun que 550 soldados do Hamas foram mortos desde o início da campanha de Rafah e que isso representaria a totalidade de dois dos quatro batalhões estimados restantes naquela cidade.

Este total se refere à “contagem de corpos” abatidos em combates diretos na superfície, dentro de túneis e dentro de edificações e não inclui os que foram mortos em edificações e túneis destruídos pela artilharia ou força aérea, podendo o número total chegar a cerca de 700.

Os dois batalhões do Hamas destruídos são o do Sul e do Leste (mais próximo à fronteira com Israel). Restariam apenas os batalhões Shaboura (do Norte da cidade) e Tel Sultan (do Oeste da cidade em direção ao mar). Ambos já teriam sofrido algumas dezenas de baixas. Ou seja, Israel estima que existam apenas em torno de 600 homens do Hamas em Rafah além de outros agindo isolados ou em duplas no restante da Faixa de Gaza, sem qualquer capacidade organizacional militar, ainda assim, dispostos ao martírio na tentativa de matar judeus.

É difícil para o público imaginar que hoje, provavelmente existem muito mais combatentes do Hamas que se entregaram ou foram apreendidos, nas prisões de Israel, que os ainda vivos na Faixa de Gaza.

Ao longo do Corredor Filadélfia, do Sul e do Leste de Rafah o IDF localizou mais de 200 entradas de túneis e 25 túneis longos em direção à fronteira do Egito.

AGORA É OFICIAL SOBRE TÚNEIS INDO DE RAFAH POSSIVELMENTE ATÉ O EGITO

Pela primeira vez o IDF oficialmente comunicou que alguns destes 25 túneis podem entrar em território egípcio e que todos estão sendo investigados com cautela, usando drones e cães portando câmeras. Já se sabe que os túneis na região de Rafah possuem um número muito maior de portas anti-explosão que os do restante da Faixa de Gaza.

Cada porta destas fechadas é uma possível armadilha explosiva para os soldados, portanto, cada uma exige uma operação cuidadosa se militares especialistas em lidar com as armadilhas. Por isso, a investigação destes 25 túneis precisa ser lenta e cautelosa.

Dois deles, um de 800 metros e outro de 1.500 metros de extensão, totalmente abaixo do território da Faixa de Gaza, já foram completamente verificados de demolidos. A Operação Rafah está sendo conduzida pela Divisão 162 do IDF, que já perdeu 22 homens em combate além de outras dezenas de feridos.

Imagem, foto oficial do IDF de um pelotão da Divisão 162 na parte Oeste do Corredor Filadélfia junto ao primeiro muro da fronteira entre Gaza e Egito. O Mar Mediterrâneo está na direção de onde os soldados estão vindo.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.