Uncategorized

Ministro da Saúde defende atendimento médico para terroristas de 7 de outubro como ativo de inteligência

Uriel Buso diz que agressores feridos tratados em Israel forneceram informações valiosas que ajudaram a resgatar reféns de Gaza.

O ministro da Saúde, Uriel Buso, defendeu na segunda-feira (16/set) a prestação de cuidados médicos para terroristas de Gaza capturados, dizendo que alguns ajudaram as tropas das Forças de Defesa de Israel no terreno durante as missões para trazer de volta reféns.

Em uma conferência de saúde, Buso falou sobre como Israel lidou com terroristas feridos que capturou durante o ataque inicial do Hamas, quando o grupo terrorista liderou milhares de terroristas em um ataque transfronteiriço maciço da Faixa de Gaza no sul de Israel que matou 1.200 pessoas, a maioria civis. Os terroristas também sequestraram 251 pessoas como reféns de Gaza.

Buso explicou que, embora a IDF tenha criado uma instalação especial para tratar terroristas feridos capturados no ataque de 7 de outubro, alguns foram levados para hospitais israelenses para tratamento especializado.

Ele disse que há uma obrigação legal de tratar todos mas, além disso, também há um benefício em tratar os terroristas, pois eles podem ser interrogados para obter informações.

“No fim das contas, o sistema tem de tratar todos os que estão sob os seus auspícios. Um médico que está no sistema de saúde há 30 anos explicou-me que terroristas cuja condição se estabilizou foram levados para interrogatório, e [com essa informação] sabíamos como salvar vidas”, disse Buso.

“Alguns dos terroristas tratados no sistema entraram [com as tropas] em Gaza, em túneis,” na busca de reféns, disse ele. Ele acrescentou, “Nós os levamos para tratamento para estabilizá-los, não para lhes dar uma massagem.”

A informação recolhida está salvando as vidas de “centenas e milhares de soldados” em Gaza, afirmou Buso, um princípio que ele alegou ser aplicável em todas as situações quando se lida com terroristas. “Como pode saber se ele é membro de uma célula, estava a caminho de fazer outra coisa, se há uma bomba,” Buso disse. “O hospital o estabiliza” para que ele possa ser questionado. “Realmente salva vidas.”

Uriel Buso, 51, tenente do IDF, formado em direito e membro do partido Shas.

Imagem: foto oficial do ministro.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.