Missão Paz Entre Primos
Acabo de chegar de Dubai e Abu Dahbi.
Tive a honra de conduzir, juntamente com Clide Zelazo, um grupo de 17 brasileiros e brasileiras que passou 8 noites nos Emirados, saindo e chegando em voos diretos pela Emirates, à partir da Cidade Maravilhosa.
Um emocionante encontro com o novo embaixador de Israel e um encontro com um emirate muçulmano que aposta na paz quente com Israel, foram os pontos altos de nossa passagem por lá, que teve também nos encontros com o rabino Levy e com Ilan Stulman, ex-consul israelense em Dubai, marcos muito significativos de nossa visita.
O país tem estrutura para ser considerado, de verdade, preparado para 50 anos de modernidade à frente.
Os museus do Futuro, do Louvre e, por todos os motivos, do Holocausto, demonstram a preocupação dos governantes locais com o conhecimento.Mais de 200 nacionalidades diversas e tantas quantas línguas, habitam os Emirados.
Hotéis 5 estrelas, restaurantes, shoppings e estradas espetaculares. A convivência do tradicional com o moderno, das burcas com os biquinis, a existência da maior torre e da maior mesquita do mundo é um estímulo a quem tem dúvidas se deve ou não fazer esta viagem. Do ponto de vista judaico, estamos diante de uma paz quente com Israel e diante da criação de uma comunidade judaica nova, livre e produtiva em crescimento, num país muçulmano do Oriente Médio.
Vou parando por aqui, alertando para que você fique atento e atenta porque outro grupo será constituído para nova viagem em 2023.
Não é para perder.
A todos os que confiaram em nós, muito, mas de verdade, muito obrigado por terem confiado e acreditado em nós, nos ajudando a constituir esta experiência, num espetáculo inesquecível.
A todos, um forte abraço.
Ronaldo Gomlevsky
Na foto, Ronaldo Gomlevsky e um cidadão local muçulmano no palácio do Sheikh Zaied. Abu Dhabi.