“Nunca deixe de sonhar”, documentário sobre Shimon Peres na Netflix
Todos os interessados na história de Israel que já assistiram recomendam este documentário, inclusive, nós.
O documentário oferece uma linha do tempo da vida de Peres, incluindo seu casamento com Sonya Gelman em 1945; eles passam a ter três filhos (um atingido com poliomielite). Inclui depoimentos de celebridades, políticas e não, que apontam as virtudes de Peres. Barbra Streisand canta seus elogios, e o filme em si é narrado por George Clooney.
Há participações especiais dos ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama, George W. Bush além do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair e Benjamin Netanyahu.
O documentário, que será lançado em mais de 190 países em dezenas de idiomas diferentes, foi produzido por Richard Trank, um conhecido documentarista que ganhou um Oscar por seu filme “The Long Walk Home”, que contou a história de imigrantes judeus após a Segunda Guerra Mundial.Nunca Deixe de Sonhar: A Vida e o Legado de Shimon Peres está disponível na Netflix América Latina.
Trank entrevistou Peres por nove meses antes de sua morte em 2016. Ele discutiu sua infância na Bielorrússia, seu papel no exército israelense, seu relacionamento com seu mentor David Ben Gurion e sua carreira política ao longo dos anos.
Seus feitos incluem dois mandatos como primeiro-ministro, a negociação do tratado de paz Israel-Jordânia de 1994 e um Prêmio Nobel da Paz pelos Acordos de Oslo com os palestinos.
“As pessoas diziam que eu sou um sonhador”, disse o estadista israelense, que viveu até os 93 anos. “É verdade. Mas pergunte-me isto: O que há de errado? Quem disse que as pessoas que não sonham estão certas?”
Imagem: Shimon Peres. Divulgação Netflix.