judaísmoÚltimas notícias

O clube de futebol inglês Arsenal lança grupo de torcedores judeus para ajudar a combater o antissemitismo

O Arsenal, clube da Premier League inglesa, anunciou o lançamento de um novo grupo afiliado de torcedores chamado “Jewish Gooners”, como parte do plano do clube para lidar com os recentes incidentes de antissemitismo.

O clube londrino, que atualmente está em primeiro lugar e está tentando conquistar seu primeiro título da liga em quase duas décadas, também anunciou que proibiu 31 torcedores de assistir às partidas por três anos cada por “comportamento abusivo e discriminatório desde o início da temporada 2021-22.”

Dos 31 incidentes, 5 incluem atos de antissemitismo, 3 dos quais aconteceram dentro do estádio do clube, o Emirates Stadium, e dois online.

A decisão de lançar o grupo “Jewish Gooners” ocorre depois que o Arsenal inicou uma investigação sobre os incidentes antissemitas em janeiro. Os incidentes de janeiro ocorreram durante uma partida contra o rival londrino Tottenham Hotspur, conhecido por ter uma grande base de fãs judeus.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas ao grupo de torcedores judeus Gooners à família Arsenal”, disse o porta-voz do Arsenal, Mark Brindle, em um comunicado. “Já trabalhamos juntos em várias iniciativas e estamos ansiosos para desenvolver isso no futuro.”

Brindle disse que o grupo de fãs incluirá o envolvimento do grupo de segurança judeu Community Security Trust e do czar do antissemitismo da Grã-Bretanha, Lord John Mann.

O porta-voz acrescentou que o grupo terá como objetivo criar um ambiente mais inclusivo para os torcedores judeus e evitar futuros incidentes antissemitas no clube.

O grupo de torcedores também ajudará a facilitar a transferência de ingressos para permitir que torcedores observantes cedam seus lugares a amigos quando as partidas caírem no Shabat.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.