IsraelÚltimas notícias

O comandante da Divisão de Gaza do IDF pediu demissão

O brigadeiro-general Avi Rosenfeld, se demitiu devido ao envolvimento dele nas falhas que permitiram o acontecimento do ataque do Hamas em 7 de outubro.

“No dia 7 de outubro eu falhei na missão da minha vida de proteger as comunidades na fronteira de Gaza”, escreveu o general Rosenfeld em Comando Sul e ao Estado Maior do IDF.

“Decidi encerrar a minha posição como comandante da 143ª Divisão (Divisão de Gaza) e o meu serviço nas FDI, como parte da minha responsabilidade como comandante. Cada um tem que assumir a responsabilidade pela sua parte e sou eu quem está no comando da 143ª Divisão”, escreveu.

Ele permanece no comando até passar o posto a seu substituto e garantiu que continuará colaborando com as investigações.

O relatório da comissão de investigação interna sobre o 7 de outubro está previsto para ser entregue na primeira metade do mês de julho.

Imagem: arte em foto do general Rosenfeld, tirada em 2022. Foto IDF.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.