Blog do Ronaldo

O Egito! Ah, o Egito…

Vamos esclarecer: o Egito não é um país árabe. O Egito é um país africano.

Está, geograficamente, estabelecido no chifre (norte) da África.

O Egito, país que contém um povo dono de uma cultura multimilenar, ofereceu à humanidade, uma série de atitudes que desenvolveram diversas áreas da atuação. A língua, a escrita em hieróglifos, o sistema de governo e a legislação dos faraós, as artes, nas quais se destacaram esculturas e pinturas.

As pirâmides, a religião, a multiplicidade de deuses, meio homens e mulheres, meio animais e tantos outros avanços, dignos de aplauso.

No passado, escravizaram nossos familiares hebreus, no presente, ameaçaram Israel de jogarem nosso povo ao mar.

Perderam para o SENHOR DOS EXÉRCITOS que libertou nosso povo e os afogou, perderam para Moisés que tirou os hebreus das garras dos poderosos, perderam juntamente com seus primogênitos que foram levados pelo anjo da morte e, mais recentemente, perderam todas as guerras que travaram contra nós hebreus modernos.

Hoje, estão deslocando tanques e os posicionando aos milhares em zonas do Sinai, proibidas pelo acordo de paz, assinado por Sadat e Begin.

É preciso que alguém avise ao fanfarrão, presidente ditador do atual povo do faraó, que, caso continuem com as ameaças e manobras militares, levarão outra surra e serão obrigados a construir memoriais e monumentos em homenagem à vitória inexistente, em mais uma guerra que vão perder.

Se perderem, sugiro à Israel que lhes tome os poços de petróleo que estão dando sopa no deserto e os mande para o raio que os parta. É preciso saber que a estratégia geopolítica que envolve a Jordânia, Israel, os Emirados e a Arábia Saudita está fazendo tremer até as barbas de Tutankamon no sarcófago em que se encontra.

Ao Egito, digo: nunca quis a paz com Israel. Tanto que matou o artífice Sadat que trouxe a Jerusalém, a pomba nas mãos.

Não ameace. Converse sobre alternativas.

Desta vez, a derrota vai lhes custar muito caro.

Aguente firme, não cometa loucuras contra Israel. Não fique no caminho.

Teu destino será infernal.

Ronaldo Gomlevsky

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.