Israel

O Estado de Israel completa 74 anos

Na próxima quarta-feira, Israel completará 74 anos. O Dia da Independência, conhecido no mundo judaico como Yom Haatzmaut,o momento em que, no dia  14 de maio de 1948, o presidente do Executivo da Agência Judaica, David Ben Gurion, declarou em Tel Aviv o fim do Mandato Britânico e a independência do Estado de Israel em sua pátria ancestral. Ao contrário do ano passado, devido às restrições da população em virtude do coronavírus, as multidões poderão se reunir para participar das comemorações. 

A população do Estado judeu chega a 9.506.000 pessoas .Esse número inclui quase 7,02 milhões de judeus, que representam 73,9% da população; 2 milhões de árabes, pouco mais de um quinto da população; e 478.000 membros de outros grupos, representando 5% da população. Cerca de 79% dos judeus de Israel são nativos.

Desde o Dia da Independência do ano passado, 191.000 bebês nasceram e 55.000 pessoas morreram. O país vive a maior onda de imigração dos últimos 20 anos, com 38 mil novos imigrantes. Os 38.000 olim são o maior número de novos imigrantes que chegaram a Israel em 20 anos, de acordo com a Agência Judaica, a organização encarregada de incentivar e facilitar a imigração para Israel. Cerca de metade dos 38.000 imigrantes vieram da Ucrânia e da Rússia.

Foto: cena de rua na cidade de Akko (Acre) ao norte de Israel, de maioria árabe israelense, por David Saranga-MFA.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.

Um comentário sobre “O Estado de Israel completa 74 anos

  • Segundo Golda Meir, não houve “independência”, houve fundação ou criação do Estado de Israel. Do livro: Minha vida, autobiografia de ex-primeiro ministro Golda Meir.

Fechado para comentários.