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O milênio de Salomão Ibn Gabirol, filósofo e poeta das três religiões monoteístas

Pensador que nasceu em Málaga entre os anos 1021 e 1022 e morreu em Valência em 1058, Salomão Ibn Gabirol é considerado o maior filósofo neoplatônico do período árabe medieval e o mais importante poeta hebraico medieval.

A estátua de Ibn Gabirol em Málaga na Espanha, com um livro na mão e ensinando sua filosofia.
Crédito da foto: Hamilton Reed Armstrong, CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

Este ano o mundo se lembra do milênio do nascimento do primeiro filósofo espanhol da Idade Média. Um homem das 3 religiões monoteístas . Um judeu que viveu em terras dominadas pelo Islã, ele escreveu sua obra filosófica em árabe e foi altamente considerado pelos cristãos (especialmente franciscanos) e foi um criador de religiosa judaica e secular poesia em hebraico. Schlomó ibn Gabirol nasceu em Málaga em 1021, para onde seus pais se mudaram de Córdoba, devido às lutas que sofreu o califado. Nomeado entre os árabes Ayyub Sulayman ibn Yahia ibn Jabirul, entre os cristãos Avicebrón, Abu al-Malaquí o nomeia Ezra ibn Zakkuto, nomes que juntos formam uma personalidade única.

Seu pai , Judá , era natural da famosa cidade de Córdoba, que na época estava sob domínio árabe. Cerca de dez anos antes do nascimento de Salomão, quando estourou a guerra naquela parte da península espanhola, seu pai mudou-se para Zaragoza, também sob domínio árabe. Mais tarde, eles se mudaram para Málaga, onde Salomão nasceu.

Málaga sofre ações violentas. Ibn Gabirol ficou lá 7 anos e aos 15 partiu para Zaragoza, cidade culta e hospitaleira que atraía estudiosos muçulmanos e judeus, onde se destaca Ibn Gabirol.

Ibn Gabirol cultiva sua inteligência até o último suspiro, em uma Espanha que se submetia à lei do punho. Ele compôs uma coleção de provérbios, uma seleção de pérolas, máximas morais, um tratado sobre o aperfeiçoamento das qualidades da alma e uma gramática hebraica dedicada aos jovens.
Seu poema mais célebre “El Keter Malkut” ou “Coroa Real” expressa sua filosofia e sua obra em prosa “Makor Chaim”, traduzida como Fonte da vida, usa o diálogo platônico como recurso filosófico para reflexão sobre a forma da matéria universal. composição e significado de todos os seres fora de Deus, de grande influência no Cristianismo durante a Idade Média.

“El Keter Malkut” ou “Coroa Real” é uma síntese entre as crenças judaicas tradicionais e a filosofia neoplatônica, cujos versos ainda são cantados na liturgia sefardita. Com A Fonte da Vida, Ibn Gabirol buscou criar uma filosofia universal que, além das diferenças religiosas, pudesse reunir toda a humanidade em torno da verdade, pois pensava que, se a religião tivesse se tornado sinal de divisão, a filosofia pode ser o instrumento para alcançar a unidade perdida. Para buscar a aproximação entre as três religiões monoteístas, naqueles tempos tão turbulentos quanto violentos, a filosofia de Ibn Gabirol tornou-se impessoal, não confessional, dada sua convicção de que todos os povos adoram o mesmo Deus com nomes diferentes.

A vida de Ibn Gabirol não foi muito feliz, pois era um jovem solitário com uma alma sensível. Ele não hesitou em usar seus dons poéticos para denunciar a falta de sentimento judaico por parte de alguns membros proeminentes de sua comunidade. Como resultado disso, ele adquiriu muitos inimigos que tornaram a vida em Zaragoza miserável para ele. Eventualmente, Ibn Gabirol foi banido de sua cidade natal e passou alguns anos como um andarilho sem sorte, passando por muitas dificuldades. Não é de admirar que haja um toque de amargura em seus poemas, mas isso geralmente está associado a um senso de humor.

Embora Ibn Gabirol tenha exercido uma influência relativamente menor sobre os pensadores judeus posteriores, suas ideias neoplatônicas penetraram na Cabala medieval, ou tradição mística judaica.

Ibn Gabirol possivelmente morreu em Valência por volta de 1057, diz a lenda que um muçulmano invejoso de seu talento o matou e o enterrou sob uma figueira, cujos frutos chamaram a atenção do rei por sua deliciosa doçura; descobriu que o autor é condenado à morte. Heine o define como “o filósofo dos poetas e o poeta dos filósofos”.

No entanto, é surpreendente a falta de conhecimento generalizado sobre a vida e obra de Ibn Gabirol, de seu legado poético e filosófico, na Espanha e também em Aragão.

A Associação Ibn Gabirol , numa promoção da Federação das Comunidades Judaicas da Espanha, organizou a Conferência Ibn Gabirol com Reitoria da Universidade de Málaga (UMA) , que acontecerá nos dias 21 e 22 de abril no encontrarão no Museu Picasso Málaga.

O presidente da Federação das Comunidades Judaicas da Espanha, Isaac Benzaquen, detalhou a programação, que acontecerá em dois dias, e que começará com uma coroa de flores às 12h00 e a leitura de poemas ao pé da estátua de Salomón Ibn Gabirol , em um ato que contará com as intervenções das atores Salva Reina e Natalia Verbeke . Benzaquen destacou a importância do primeiro malagueño universal , assim como o “projeto empolgante e belo” que estes dias representam. O programa apresentará palestras de debates sobre a obra do filósofo.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.