O que aconteceu com um dos mais importantes filmes sobre o Holocausto
Lançado em 11 de setembro de 2001,um dos maiores filmes sobre o Holocausto, ,“The Grey Zone” (Cinzas da Guerra, no Brasil) estreou em um festival – e rapidamente desapareceu, quase despercebido.
O elenco do filme incluiu Steve Buscemi, Harvey Keitel, David Arquette, Michael Stuhlbarg e Mira Sorvino, e foi escrito e dirigido pelo aclamado ator judeu Tim Blake Nelson.
O filme era tão extraordinário que Steven Spielberg considerou distribuí-lo ele mesmo, mesmo depois de fazer a “Lista de Schindler”.
Trata-se de uma história real de uma rebelião no campo de extermínio Auschwitz-Birkenau, com base nos escritos de Primo Levi.
Baseado em sua própria peça de mesmo nome, o filme de Nelson,“The Grey Zone” foi praticamente condenado ao esquecimento, com estreia programada para acontecer logo após os ataques ao World Trade Center e ao Pentágono.
O diretor conta em entrevista a Jewish Telegraphic Agency(JTA):
“Literalmente acordei na manhã de 11 de setembro de 2001 com uma crítica no Toronto Star que era exatamente o que queríamos. O crítico realmente entendeu o filme. Eu deveria tomar café da manhã com Roger Ebert naquela manhã. Antes do café da manhã, fui a um programa de rádio e a pessoa que iria me entrevistar estava entusiasmado com o filme. E era para estrear naquela noite. Na noite de 11 de setembro. E eu estava sentado lá em um programa de rádio pensando: “Meu Deus, as pessoas veem o filme. Eles estão gostando. Todos os riscos que corremos estão sendo justificados. ” E [eu] olhei para cima, e as imagens de notícias mostraram os aviões batendo contra os prédios. E então, ouso dizer, isso teve algum impacto no futuro do filme. E, claro, começou com o cancelamento compreensível de nossa estreia naquela noite.”
No entanto, Nelson continua orgulhoso de sua contribuição para o cinema do Holocausto. “Não há nada que eu tenha feito que seja mais importante para mim do que ‘Cinzas da Guerra’”, ele disse na entrevista à Agência Telegráfica Judaica recente sobre o filme. “E não importa que a maioria das pessoas nunca tenha ouvido falar dele.”
“The Gray Zone” está atualmente disponível no Amazon Prime.
O filme
The Grey Zone (Cinzas da Guerra) dirigido e roteirizado por Tim Blake Nelson.
O argumento do filme conta a história da única revolta conhecida no campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia ocupada pelos nazistas, em 1944.
Encarregados de conduzir os judeus deportados para as câmaras de gás e depois cremar os cadáveres, um grupo de Sonderkommandos, também formado por judeus, descobrem que uma menina sobrevivera milagrosamente ao assassinato em massa. Ao mesmo tempo em que tentam mantê-la viva, escondendo-a dos nazistas, tramam uma revolta com a ajuda de prisioneiras que lhes passam secretamente armas e munições.
Infelizmente não o encontrei no Amazon Prime.