CulturajudaísmoÚltimas notícias

O que se costuma comer em Chanucá?

Uma das principais festas judaicas tem a gastronomia como destaque diante de tantos pratos deliciosos. A Menorah convidou um grande chef para ensinar os leitores a preparar um prato que é servido na noite de Chanucá!

De acordo com a lei judaica, Chanucá é um dos feriados judaicos menos importantes. No entanto,modernamente, essa festa se tornou mais popular principalmente pela proximidade das festividades de final do ano, incluindo  o Natal.

Na foto, a receita de Chanucá tradicionalíssima judaica, adaptada pelo chef Breno Lerner, com ingredientes bem brasileiros: Latkes de Mandioca com Purê de Caju e Salmão Defumado. Reprodução do Facebook

Os alimentos tradicionais consumidos durante esse feriado simbolizam os eventos históricos comemorados nessa época, ou seja, Chanucá é a celebração do milagre do óleo, que forneceu combustível para a Menorah do Templo, acesa há quase 2.200 anos, que durou oito dias, quando deveria ter durado apenas um.

Os pratos tradicionais

Alimentos fritos como panquecas de batata (latkes em iídiche e livivot em hebraico) e sonhos ou donuts(sufganiyot em hebraico) são iguarias tradicionais de Chanucá porque são cozidos em óleo e nos remete ao milagre comemorado.

Alimentos lácteos como queijo e blintzes também têm uma forte conexão simbólica com Hanuká, relacionada à história de Judith.

Veja a seguir as dicas do chef Breno Lerner, colunista de Menorah.

“Chanuká para mim quer dizer Latkes. Adoro Latkes, faço-os o ano inteiro. Não existe melhor acompanhamento para carnes e peixes assados.”
Vira e mexe invento uma nova receita para dar uma variada, até uma brasileiríssima versão de mandioca com molho de caju e compartilho aqui algumas delas com vocês:

LATKES TRADICIONAIS DE BATATAS
1 cebola pequena, ralada (ralo fino)
3 batatas descascadas e raladas (ralo grosso)
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 ovos batidos
sal e pimenta do reino à gosto
1/2 cálice de pinga
Coloque a batata ralada em água suficiente para cobri-la e a pinga.
Deixe por 10 minutos, escorra e esprema o mais que puder as batatas. Quanto mais secas, mais crocantes ficarão.
Misture bem todos os ingredientes.
Aqueça bastante óleo numa frigideira e, com uma colher grande, coloque porções da mistura para fritar. Com as costas da colher vá achatando as porções de maneira a dar-lhes forma.
Frite bem de cada lado até começar a dourar ( +/- 4 minutos de cada lado)
Escorra e seque num papel toalha e sirva acompanhado de creme azedo batido ou purê de maçã.

LATKES DE MANDIOCA COM MOLHO DE CAJU
400g de mandioca ralada no ralador grosso
1 col sopa defarinha de trigo
1 ovo batido
sal e pimenta do reino agosto
Para o molho:
2 cajus
1 col sopa vinagre branco
¼ xícara de vinho branco
1 col chá açúcar
sal e pim do reino a gosto para finalizar , algumas bolinhas de manteiga gelada
Prepare o molho:
Bata no mixer ou liquidificador todos ingredientes menos a manteiga. Coloque numa panelinha e cozinhe em fogo baixo até reduzir um pouco
Misture com as bolinhas de manteiga gelada(para aveludar) e reserve.
Esprema as mandiocas muito bem, para retirar toda sua água
Misture com o ovo, farinha, sal e pimenta do reino.Reserve.
Aqueça azeite numa frigideira, pegue uma porção da mistura com uma colher de sopa, coloque na frigideira e achate a porção com as costas da colher, formando uma panquequinha. Frite até dourar de cada lado
Deixe escorrer no papel absorvente
Sirva com o molho.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.