O Rei David – um poderoso rei de Israel
O rei David é uma das figuras mais conhecidas da história judaica, principalmente por matar o gigante Golias.
David e Saul
David nasceu em Belém, na terra de Judá, no ano 2854 (907 AEC), durante a era dos profetas. Ele era o caçula de sete filhos. Ele costumava cuidar das ovelhas de seu pai, Jesse.
De acordo com a Bíblia, quando David era apenas um jovem pastor, ele foi chamado para tocar música para o rei Saul a fim de curar sua melancolia. David ganhou fama quando jovem, depois de matar o gigante filisteu Golias com seu estilingue.
Saul fez de David seu escudeiro e genro, e Jônatas, filho de Saul, tornou-se amigo leal de Davi. Saul então nomeou David como chefe de seu exército, uma atitude que fez de David um dos líderes mais amados do país. O rei Saul começou a temer que a fama e o poder de Davi um dia o ajudassem a usurpar o trono. Saul fez planos para matar David; no entanto, seu filho Jônatas avisou David sobre os planos de seu pai e Davi conseguiu escapar em segurança, escondendo-se por algum tempo no deserto. Apenas depois que David salvou sua vida pela segunda vez que o rei Saul finalmente recuou e deixou David em paz.
David no poder
Depois que Saul morreu, David subiu ao poder conquistando Jerusalém. As tribos do norte de Israel se submeteram voluntariamente a David, e ele se tornou um rei de Israel unido (os historiadores, entretanto, duvidam que esse reino unido realmente existisse). David fundou uma dinastia, com sede em Jerusalém, que permaneceu no poder por cerca de 500 anos. David trouxe a Arca da Aliança para o centro da nação judaica, infundindo assim o lar nacional judaico com religião e um senso de ética.
David guerreiro
Israel estava sempre cercado por muitas tribos hostis.
O rei David manteve um exército permanente de 12 divisões, cada uma representando uma tribo de Israel. Cada divisão numerou 24.000 homens. Assim, o exército do rei David totalizou 288.000 homens.
Depois de conquistar Jerusalém, David expandiu seu reino derrotando os moabitas, edomitas, amonitas e filisteus.
Morte e herança
David teve um caso com uma mulher chamada Batsheba, que deu à luz seu filho Salomão.
O rei David desejava construir o Templo Sagrado em Jerusalém como uma morada para D’us. No entanto, o profeta Natã disse ao rei que não era seu destino construir o Templo Sagrado (já que ele havia derramado muito sangue). Seu filho Salomão construiria o Templo. No entanto, ele instruiu Salomão no processo de construção e adquiriu os materiais necessários para a construção.
Ele morreu em Jerusalém aos 70 anos.
Legado
Junto com Abraão e Moisés, David é um dos líderes judeus mais famosos. A Bíblia o descreve como corajoso e forte na guerra, bem como um estadista inteligente..
Uma das maiores obras do rei David e, sem dúvida, seu maior legado, foi o livro dos Salmos, que ele escreveu.
De acordo com a tradição judaica, o Messias ( Mashiach ) será um dos descendentes de David.