O Sétimo Dia de Pessach
O sétimo dia da Pessach – Shevi’i Shel Pesach – marca o dia em que a nação judaica cruzou milagrosamente o Mar Vermelho.
No 15 ° dia do mês de Nissan , os filhos de Israel deixaram o Egito, onde tinha servido como escravos para as gerações. Apesar de sua recusa obstinada original, após 10 pragas debilitantes, o Faraó cedeu e permitiu que Israel deixasse o Egito para um retiro espiritual de três dias no deserto.
Três dias depois, quando os israelitas não voltaram, Faraó percebeu que eles haviam partido para sempre, em segurança em seu caminho para a independência e liberdade na Terra Prometida. Ele controlou seu melhor cavalo de guerra e chamou sua nação para se juntar a ele na perseguição de seus escravos de outrora.
Após uma curta perseguição, o exército egípcio alcançou os israelitas nas margens do mar Vermelho. Os israelitas estavam presos; não havia para onde ir, a não ser para o mar.
Então D’us ordenou a Moisés que levantasse seu cajado e o mar se dividiu, permitindo que os israelitas cruzassem confortavelmente em terra firme. Quando os egípcios tentaram seguir os israelitas, o mar desabou sobre eles. Carruagens, cavaleiros e cavalos morreram no mar agitado.
Sobrecarregado com gratidão, Moisés conduziu os israelitas em cantar a canção do mar. Miriam conduziu as mulheres em uma canção adicional de agradecimento, acompanhada por pandeiros e tambores.
Esse milagre aconteceu nas primeiras horas da manhã do sétimo dia de Pessch.
As comemorações para esse dia que incluem leituras especiais da Torá, refeições festivas e a recitação de Yizkor (e orações especiais em memória dos falecidos) poderão ser realizados nas datas abaixo.
A celebração do sétimo dia de Pessach como feriado completo é especificada em Êxodo 12:16 e Levítico 23: 8 .