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O Voo Das Águias – da Tchecoslováquia para Israel – 1948

Na cidade de Nikšić, Montenegro, parte da antiga Iugoslávia foi inaugurado em 3/julho/2024 um monumento em homenagem à “Operação Veludo” em 1948, por iniciativa da Presidente da Federação Judaica de Montenegro.

Setembro de 1948, Israel nascido apenas quatro meses antes, cercado por países hostis, lutando desesperadamente. Os 50 Avia S199/Bf 109/Messerschmitt montados na Tchecoslováquia deveriam ter sido desmontados e transportados por via marítima, mas não havia tempo, forçoso que seguissem em voo, só que não possuíam autonomia para voar 3 mil km sem reabastecer. Negociações foram tentadas, até que o Marechal Tito autorizou a escala de reabastecimento em Nikšić.

Este é o AVIA S199 preservado no museu da FAI em Hatzerim. A diferença entre ele e o Messerchmit 109 da Alemanha Nazista era o motor e o desenho da hélice. O 109 utilizava um motor Mercedes Benz enquanto o 199 era levado por um motor Junkers Jumo, com uns 250 cv a menos. Desde o início este modelo era muito ruim para decolar e aterrissar, pois o piloto não tinha qualquer visão da pista e vários dos AVIA 199 se acidentaram, ainda mais com pilotos que nem treinavam para o aparelho, simplesmente entravam neles e iam para os combates.

Liderados por Sam Pomeranz, engenheiro e piloto de testes, os seis primeiros pilotos tiveram que improvisar, removendo excesso de peso e instalando tanques de combustível externos. O voo de 600 km de Praga para Niksic das primeiras seis aeronaves foi sob mau tempo. Apenas cinco aterrissaram em segurança, um foi destruído na aterrisagem.

Finalmente em 27/set/1948 as restantes cinco aeronaves decolaram numa longa viagem de mais 2.400 km sobre os Balcãs e o Mediterrâneo, sem saber ao certo se realmente chegariam a Israel. Somente três conseguiram. Dois deles, Boris Senior e Modi Alon, desembarcaram em Rhodes, em pane de combustível, sendo mantidos sob custódia pelos gregos.

Dos seis que começaram numa viagem, apenas três, Sam Pomeranz, Sid Cohen e Jack Cohen, conseguiram aterrissar em Israel, e imediatamente foram incorporados ao 101 Esquadrão em Herzliya, para a luta pela independência.

Estava presente na cerimônia Michal, filha do Coronel Modi Alon Z”L, que voou num dos Spitfires da República Checa para Israel. Modi morreu em combate quatro dias depois de voltar para casa da custódia em Rhodes. Michal nasceu 6 meses depois. O último remanescente dos 150 pilotos pioneiros, Meir Ruff, não pôde comparecer, mas enviou um vídeo dos 75 anos do Esquadrao 101.

Em nome de todos os pilotos e veteranos da Força Aérea, o Coronel Eran Ramot da Associação dos Veteranos da FAI agradeceu ao povo de Nixitz e Montenegro por defenderem e ajudarem a ultrapassar os momentos difíceis da história de Israel, com agradecimento especial à comunidade judaica em Montenegro e à sua presidente – Sra. Nina Opener Buchan, por iniciarem este projeto de comemoração.

por Israel Blajberg
Com informações do Cel Eran Ramot
Imagens: cerimonia de 03/julho/2024 e Cel Eran Ramot

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.