Guerra de GazaÚltimas notícias

Oito meses direto dentro de túneis, dizem reféns

Alguns dos reféns libertados de Gaza durante o cessar-fogo foram mantidos em túneis do Hamas por até oito meses consecutivos, privados de luz do dia e com pouco ou nenhum contato humano, disse um general israelense na segunda-feira.

Três civis israelenses e quatro soldados — todas mulheres — foram libertados até agora no cessar-fogo, que começou em 19 de janeiro. Em troca, Israel libertou 290 presos e detentos palestinos.

“Alguns deles nos disseram que estiveram nos últimos meses, durante todo o tempo, em túneis, no subsolo”, disse o vice-chefe do corpo médico das Forças Armadas de Israel, o coronel Dr. Avi Banov, a jornalistas em uma entrevista online.

“Alguns deles estiveram sozinhos durante todo o tempo em que estiveram lá”, disse ele. “Aqueles que disseram que estavam juntos estavam em melhor condição.”

Portanto temos civis que foram mantidas em instalações da ONU e militares que foram enfiadas nas masmorras subterrâneas.

Na foto, fragilizada, apavorada, no meio de centenas de homens do Hamas, cercada por terroristas armados e fardados, fantasiada pelos seus algozes, a refém imagina que chegou a hora de ser executada e não de ser libertada. De colete vermelho, o funcionário da Cruz Vermelha Internacional que a recebeu e tirou dali.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.