Oman caminha para acordo de reconhecimento de Israel
O canal de TV israelense i23NEWS publicou uma matéria afirmando que durante o recente fórum MEDRC realizado em Oman, o vice ministro das relações exteriores de Israel se encontrou fora do evento com o ministro das relações exteriores do país árabe.
Apesar de em 2020 Oman ter dito publicamente que não pretendia normalizar suas relações com Israel, a realidade do que está acontecendo com a UAE, Barhein e Marrocos parece ter mudado algumas intenções lá na pontinha da península Arábica.
Teriam sido abertas negociações sérias para um acordo direto entre os dois países, fora do bojo dos Acordos de Abraão, e isso seria uma exigência do governo de Oman. Provavelmente foi apresentada ao ministro israelense a lista de contrapartidas exigidas.
Um dos objetivos de Israel, além da normalização, é claro, é a abertura do espaço aéreo de Oman. Se isso ocorrer, juntamente com a abertura dos céus sauditas já em vigor, as viagens das companhias aéreas israelenses para a Índia e China vão ter seu tempo diminuído ainda mais.
A investida diplomática começou com a visita surpresa de Bibi Netanyahu em 2018, seguida pela visita do ministro israelense dos transportes, com a proposta da construção pela China de uma linha férrea de alta velocidade entre Haifa, Arábia Saudita e Oman, atravessando a Jordânia, permitindo um acesso mais barato e veloz ao Mediterrâneo, em 2021.
Imagem: ilustrativa de Oman (divulgação Oman News Agency)