Os judeus da Estônia
A Estônia foi o primeiro país ocupado pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, cujos judeus foram todos aniquilados e que o Terceiro Reich considerou ” livre de judeus”. Jüdenfrei!
A esmagadora maioria dos 4.500 judeus deste país Báltico foi assassinada pelos asseclas de Hitler e pelos antijudeus locais.
Antes da ocupação nazista, ao fim da Primeira Guerra Mundial, os judeus estonianos já haviam sofrido com a ocupação soviética.
A verdade é que a Estônia guarda uma belíssima, rica e profunda história judaica que foi a talhada por comunistas e nazistas e que agora, renasce como fênix, oferecendo ao mundo uma recuperação esfuziante na qual, valores, regiões, cemitérios, monumentos e fatos podem ser revistos, revividos, apreciados e valorizados, tanto pela nossa comunidade judaica, quanto por todos que chegam para conhecer a vida atual e a organização dos judeus locais.
Menorah traz para você, leitor, uma oportunidade única para conhecer a história, os percalços e a estrutura desta pequena, mas ativa comunidade judaica banhada pelo Mar Báltico, que está crescendo, se desenvolvendo em liberdade e que dá exemplos vários de como é possível viver judaicamente, no Leste Europeu!
Leia e aproveite!
Ronaldo Gomlevsky
A edição sobre os judeus da Estônia já está disponível pelo whatsapp: +55 21 982089778
Boa leitura.