OS JUDEUS DA LETÔNIA
Os países bálticos foram palco de comunidades judaicas bastante bem equipadas e muito sofridas que hoje apresentam um renascimento milagroso e espetacular.
Sob domínio soviético, enfrentaram a negação nos estertores do século XX. No miolo deste mesmo século XX foram chacinados pelos nazistas, no episódio do Holocausto.
No fim da Segunda Guerra Mundial, novamente os soviéticos os esmagaram, portanto, trata-se de uma comunidade judaica que está, como a fênix, renascendo das cinzas.
Estive na região e trouxe para você três filmes que são o retrato da trilogia báltico-judaica.
O primeiro filme-documentário que vou projetar no CIB, na semana que vem com entrada franca, conta a história dos judeus da Letônia e não pode deixar de ser visto.
Você vai conhecer a força de uma comunidade judaica que ainda que tenha sido esmagada por nazistas e comunistas, deu a volta por cima e hoje é um exemplo de organização, pujança, força e participação.
Você é meu convidado e você é minha convidada!
Não percam! Data – 19 de dezembro às 19 hs no Clube Israelita Brasileiro – Rua Barata Ribeiro, 489
ENTRADA FRANCA – Será uma grande alegria poder contar para você e mostrar em filme, como vive a comunidade judaica letã.
Venha
Não perca
Espero você.
AM ISRAEL CHAI – O POVO JUDEU ESTÁ MAIS VIVO DO QUE NUNCA!!!!
Ronaldo Gomlevsky
Na foto: o rabino Mordechai Glazman coloca tefillin em Ronaldo Gomlevsky por ocasião da visita de Menorah à Riga, na Letônia.