Blog do Ronaldo

Os judeus dos Balcãs II

Muito diferente do que pensei, aqui na Bósnia onde ontem cheguei, não só os judeus nunca foram perseguidos como são queridos e desejados.
A contribuição judaica na área cultural, social e comercial para a cidade de Sarajevo que não só é a capital do país como é também a localidade cujo estopim para o início da Primeira Guerra Mundial foi aceso, é enorme e reverenciada.
O assassinato do casal herdeiro do trono Habsburgo,numa das esquinas de Sarajevo, crime cometido pelo bósnio separatista nacionalista radical Gavrili Princip, serviu de estopim para a Primeira Guerra Mundial.
Os donos do Império Austro- Húngaro usaram este fato e em conjunto e de certa forma, muito estimulados pela Alemanha, deflagraram o conflito que ceifou a vida de milhões de seres humanos inocentes.
Bem, tenho muito pra contar e vou fazê-lo no documentário que irei apresentar em breve!
Que os DEZ DIAS TEMÍVEIS te sejam leves e que a vida continue te dando alegrias com leveza!
Ronaldo Gomlevsky

Foto:
Gomlevsky, em frente à prefeitura de Sarajevo, construída pelos Habsburgos do Império Austro-Húngaro, no final do século XIX e que está há 100 metros do local do assassinato do herdeiro do Império dominante, Arquiduque Francisco Ferdinando que morreu num atentado a bala juntamente com a esposa.

Ronaldo Gomlevsky

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.