Papa Leão XIV pede libertação dos reféns em Gaza
Primeira referência a Gaza, do Papa Leão XIV, é positiva e rompe com o discurso de Francisco. Pediu a libertação de todos os reféns. A resposta a questão se ele continuaria a caminho de Francisco está dada. O discurso de hoje foi amplamente contra todas as guerras, com palavras escolhidas com cuidado.
“Sinto a dor daquilo que acontece na Faixa de Gaza, que cesse imediatamente o fogo, que sejam prestados os socorros humanitários a toda a população civil e que sejam todos os reféns liberados.”
Mas, fui ler o discurso completo no G1, numa página que foi atualizada há 11 horas, do momento desta publicação e me assustei. É a imagem do post. Segundo o G1 o Papa disse que a Segunda Guerra Mundial causou 2 milhões de vítimas! Mantiveram o texto já por mais de 20 horas. Vergonha. Deve ter sido estagiário de plantão no Dia das Mães e editor estagiário também. Não há outra explicação.
Então, fui assistir ao discurso no YouTube. E Leão XIV diz claramente em italiano 70 MILHÕES, e não os ridículos 2 milhões publicados pela Globo. Tínhamos a certeza de que o texto deles não seria corrigido, mas foi. Mudaram para 60 milhões. De onde vem o número, não sabemos. As estimativas históricas sérias são no mínimo 70 milhões, no máximo 85 milhões de vítimas, e até hoje não se sabe o número exato.
De 70 para 2, não existe desculpa de erro de digitação.