Pesquisadores israelense desenvolvem vacina 100% eficaz para bactérias mortais
Até agora, as vacinas de mRNA, como as direcionadas ao COVID-19, têm sido eficazes contra vírus, mas não contra bactérias.
Agora, pela primeira vez no mundo, os pesquisadores desenvolveram uma vacina de mRNA para bactérias mortais, abrindo caminho para uma vacinação eficaz contra bactérias resistentes a antibióticos.
O estudo foi liderado pelo Dr. Edo Kon da Universidade de Tel Aviv e pelo Prof. Pesquisa biológica: Dr. Yinon Levy, Uri Elia, Dra. Emanuelle Mamroud e Dr. Ofer Cohen. Os resultados do estudo foram publicados na revista Science Advances .
Pela primeira vez no mundo: uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e do Instituto de Pesquisas Biológicas de Israel desenvolveu uma vacina baseada em mRNA que é 100% eficaz contra um tipo de bactéria letal para humanos. O estudo, realizado em modelo animal, demonstrou que todos os animais tratados ficaram totalmente protegidos contra a bactéria. Segundo os pesquisadores, sua nova tecnologia pode permitir o rápido desenvolvimento de vacinas eficazes para doenças bacterianas, incluindo doenças causadas por bactérias resistentes a antibióticos, por exemplo, no caso de uma nova pandemia de rápida propagação.
A grande vantagem dessas vacinas, além de sua eficácia, é a capacidade de desenvolvê-las muito rapidamente: uma vez publicada a sequência genética do vírus SARS-CoV2 (COVID-19), demorou apenas 63 dias para iniciar o primeiro teste clínico julgamento. No entanto, até agora os cientistas acreditavam que as vacinas de mRNA contra bactérias eram biologicamente impossíveis. “Em nosso estudo, mostramos que é realmente possível desenvolver vacinas de mRNA 100% eficazes para bactérias mortais”, explicou o Dr. Edo Kon, da Universidade de Tel Aviv.
O estudo foi financiado por bolsas de pesquisa da União Europeia (ERC; EXPERT) e da Família Shmunis (para o Prof. Peer).