Piloto israelense estreante é o pole position das 500 Milhas de Indianápolis.
O improvável se tornou realidade para Robert Shwartzman e para a PREMA Racing, pois o piloto novato em sua primeira corrida em oval e a equipe novata da NTT INDYCAR SERIES surpreenderam ao obter a pole position para a 109ª edição da Indianapolis 500.
Shwartzman, 25 de Tel Aviv, Israel, tornou-se o primeiro piloto estreante a vencer a pole desde Teo Fabi em 1983. Ele é apenas o terceiro novato a conquistar a pole no circuito e será o sexto estreante a liderar o pelotão na bandeira verde.
Ele tem dupla cidadania, israelense e russa, e corria na Fórmula 2, na Europa, com a bandeira russa, pela equipe PREMA. Desde o início da Guerra de Gaza, passou a correr com a bandeira de Israel. A PREMA era uma excelente equipe de F2 e decidiu estrear na Indy exatamente nesta prova emblemática, por muitos, considerada a mais importante do automobilismo mundial, realizada há 109 anos.
O sonho impossível se tornou realidade quando Shwartzman alcançou uma velocidade média de quatro voltas de 232,790 mph (374,639 km/h) no Chevrolet No. 83 da PREMA Racing durante o último dia de tomadas de tempo. A PREMA, que se juntou à NTT INDYCAR SERIES nesta temporada após anos de sucesso nas corridas europeias, tornou-se a primeira equipe a conquistar a pole da “500” em sua primeira tentativa desde que a Mayer Motor Racing colocou Tom Sneva na pole em 1984.
Essa pole foi tão incrível quanto improvável. A equipe PREMA, composta por Shwartzman e o companheiro de equipe Callum Ilott, completou apenas 22 voltas combinadas no dia de abertura dos treinos na terça-feira, 13 de maio, porque estavam atrasados nas preparações para sua primeira “500” e primeira corrida oval.
Shwartzman foi o 33º mais rápido entre os 34 pilotos no dia de abertura, ou seja, ficou em penúltimo lugar, melhorando apenas para 28º na quarta-feira e caindo para 32º na quinta-feira. Mas seu carro ganhou vida na Fast Friday apresentada, após os níveis de impulso do motor e a potência terem sido aumentados, terminando em 13º lugar.
Então, no primeiro dia da Qualificação no sábado, Shwartzman entrou na sessão de Qualificação dos Top 12, terminando em sexto lugar. Ele melhorou para terceiro com 232.008 na sessão de Qualificação do Top 12 antes de sua impressionante corrida para a pole.
Mas esta vitória espetacular também foi proporcionada pela desclassificação da equipe Penske, durante o Top 12. Os fiscais flagraram uma adaptação não permitida no atenuador traseiro do carro. Então o Top 12, passou a Top 9. A Penske fez um preenchimento ilegal, com massa, de um espaço na carenagem traseira, visando melhoria aerodinâmica, o que não é permitido. Os três carros da Penske vão largar na quarta fila (posições 10, 11 e 12) e prometem ir para cima logo no início. É pouco provável que Robert Shwartzman consiga terminar a corrida em uma posição de destaque.
Imagem: Robert Shwartzman comemorando a pole, nos boxes com a equipe PREMA em sua primeira corrida na Indy. Foto ofiical de divulgação Indy 500.