IsraelÚltimas notícias

Possibilidades para o IDF entrar nos túneis do Hamas preservando seus soldados

Estava eu aqui pensando como poderia ser a vantagem de Israel nos túneis. Aí comecei a legendar a última entrevista do Filho do Hamas e entendi o motivo de Israel ter mandado evacuar o norte da Faixa de Gaza. Segundo ele é ali que se localiza a maior parte dos túneis. Pelos informes do IDF no Telegram eles estão atacando os túneis com aviação, principalmente as entradas dos túneis. Eu estava pensando muito dentro da caixa em relação a combates nos túneis. Em minha opinião as tropas especiais treinadas para isso podem ter algumas vantagens.

1) Uso de gás lacrimogêneo à frente do deslocamento. É muito provável que os soldados do Hamas não tenham máscaras a prova de gases. O lacrimogêneo é absurdamente efetivo em locais confinados, muito diferente da rua aberta, como em manifestações. No primeiro contato a musculatura dos olhos trava fechada e não há como abri-los. É IMEDIATO. As vias respiratórias começam a espetar como se vc estiver respirando agulhas. Um soldado de olhos fechados está morto.

2) Máscaras, com visores térmicos e pistolas com mira laser. Só atirar nos terroristas cegos e que não estão respirando direito.

3) Uso de armadura de combate especial. Devem ter desenvolvido coletes, e capacetes para este tipo de cenário. Não é simples, essa mistura de capacete com máscara, visor térmico e uma proteção balística na frente. Se não inventaram isso, precisam inventar. Se eu pensei, os caras lá pensaram muito antes.

4) Outro tipo de equipamento que os soldados podem usar é um emissor de laser de alta intensidade para fechar imediatamente a retina de quem olhar para o soldado e teria o mesmo efeito do lacrimogêneo, sem o gás. Pode ser laser, pode ser lâmpada halógena.

5) Não me espantaria se ao invés de enviarem soldados, enviarem na frente robôs de esteira armados, já com IA e controle remoto adicional. O robô pode ter uma blindagem considerável na frente, pois precisa resistir a tiros de fuzil, 9 ou 10 mm de aço de blindagem já dá. Esses pequenos robôs existem. Seria essa a minha primeira opção: muito efetivo, e proteger as vidas dos soldados. O DOGO, na foto e vídeo é um robô muito pequeno e eficiente, pode subir e descer escadas. Mas o IDF, Chineses, Britânicos e Alemães possuem robôs maiores indo do tamanho de um jipe até os pequenos de 70 cm de comprimento 50 cm de largura e 60 cm de altura que pode ser armados com metralhadoras 7,62 mm ou 5,56 mm. Mesmo estes, cabem nos túneis do Hamas sem dificuldades.

6) Está circulando no dia 25/out/23 uma avaliação de que se deve deixar o Hamas sem combustível pois ele não teria como gerar “ar condicionado” para seus 500 km de túneis. O equipamento funcionaria com geradores à combustível líquido. É bem provável que usem geradores, mas para movimentar o ar nos túneis e não para ter ar condicionado. Se não puderem movimentar o ar, não vão conseguir respirar lá embaixo. Diz-se que teriam 500.000 litros de gasolina em reserva eu li por aí um comentário: mas isso é muito, não é? Não, é pouco. As carretas grandes que vemos nas estradas brasileiras transportam de 35.000 a 45.000 litros de combustível. Então a reserva do Hamas é de 10 a 12 carretas grandes e isso é pouco.

Conheça o rodo israelense DOGO, armado com pistola Glock 9 mm bem típico para o cenário dos túneis. Este é um equipamento conhecido desde 2021. Certamente existem outros secretos.

Opinião de José Roitberg – jornalista e pesquisador

Foto abaixo.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.