Primeiro-ministro israelense faz visita surpresa aos Emirados Árabes Unidos
O primeiro-ministro israelense, Naftali Bennett, fez uma visita surpresa aos Emirados Árabes Unidos na semana que passou, uma “viagem instantânea”, segundo a assessoria.
Uma declaração do gabinete de Bennett informou que o líder israelense se reuniria com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan , e que os dois iriam discutir “várias questões regionais”, entre as quais o Irã e a questão nuclear.
Na mesma semana a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou que o Irã planeja aumentar seu enriquecimento de urânio.
Há uma preocupação tanto os Emirados Árabes Unidos quanto de Israel sobre o alcance nuclear do Irã na região.
Em uma declaração em vídeo gravada antes da partida, Bennett elogiou os países em uma reunião da Agência Internacional de Energia Atômica na capital austríaca, Viena, na quarta-feira, que votaram para censurar o Irã por sua transparência sobre atividades nucleares.
“Vemos aqui uma postura firme dos países do mundo em relação à distinção entre o bem e o mal, pois afirmam claramente que o Irã está escondendo as coisas. Não vamos desistir dessa questão”, disse ele antes de embarcar em um avião para os Emirados Árabes Unidos.
Em entrevista ao jornal Telegraph do Reino Unido publicada no sábado, o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, alertou que o Irã está “perigosamente perto” de produzir armas nucleares.
“O Irã está enriquecendo urânio em um ritmo sem precedentes e se aproximando perigosamente de armas nucleares”, disse Bennett.
O primeiro-ministro pediu às potências mundiais que aumentem a pressão contra o programa nuclear de Teerã.
PM Bennet sendo recebido pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Mohammed Bin Zayed, na chegada a Abu Dhabi. Foto: GPO/Kobi Gide