Punho de Ferro testado com sucesso no novo blindado Eitan para 12 soldados
O Ministério da Defesa anunciou na segunda-feira um teste bem-sucedido de um sistema de defesa antimísseis em desenvolvimento para o novo veículo blindado avançado do IDF e, potencialmente, para seus tratores blindados.
O sistema, batizado de Iron Fist (Punho de Ferro) e desenvolvido pela Elbit Systems é uma nova geração do sistema Trophy em uso nos tanques de guerra Merkava.
O Eitan é um veículo leve de oito rodas que combina tecnologias do tanque Merkava e do Namer APC. Foi construído parcialmente em resposta às lições aprendidas com a guerra de Gaza de 2014 e substituirá os atuais APCs M113 veículos norte-americanos da época da Guerra do Vietnã, totalmente defasados no campo de batalha.
O Ministério da Defesa anunciou na segunda-feira um teste bem-sucedido de um sistema de defesa antimísseis em desenvolvimento para o novo veículo blindado avançado dos militares e, potencialmente, para seus tratores blindados.
O sistema, batizado de Iron Fist e desenvolvido pela Elbit Systems, foi montado em um Eitan APC no teste. O ministério disse que também será implantado nos tratores militares D9 assim que o desenvolvimento estiver concluído.
O Eitan é um veículo leve de oito rodas que combina tecnologias do tanque Merkava e do Namer APC. Foi construído parcialmente em resposta às lições aprendidas com a guerra de Gaza de 2014 e substituirá os atuais APCs M113 totalmente rastreados das Forças de Defesa de Israel.
O Iron Fist, semelhante ao sistema TROPHY atualmente implantado nos tanques Merkava e Namer APCs da IDF, bloqueia mísseis antitanque e foguetes disparados contra o veículo a partir de qualquer direção.
O novo sistema é composto por um radar e um sistema de detecção eletro-ótica que detecta os mísseis que se aproximam e prevê suas trajetórias, e lançadores que disparam pequenos mísseis, fazendo com que o míssil ou foguete inimigo seja detonado para longe do blindado. Na foto vemos um projétil do Iron Fist (à esquerda) uma fração de segundo antes de interceptar um foguete antitanque RPG.
O Eitam transporta nove soldados completamente equipados além dos três tripulantes e pode chegar a 90 km/h em estrada asfaltada. Suas oito rodas lhe permitem grande mobilidade em qualquer terreno. Os pneus são do tipo “run flat” e podem continuar em uso mesmo vazios. Pesa 30 toneladas.
Em todo o mundo já há mais de 25 anos os transportadores de tropas vêm passando para veículos velozes com rodas, pois as esteiras dos blindados destroem as estradas asfaltadas. O Eitan entrou em uso operacional em junho de 2022 e custa metade do preço de um veículo Namer (leopardo, em hebraico), construído no chassi do tanque Merkava IV. Sua capacidade de transporte é a mesma, mas pesa 63 toneladas, sendo praticamente invulnerável nos cenários de combate mais acirrados. Atualmente o IDF opera 120 Namers.
Imagem – Captura do vídeo de divulgação da Elbit/Ministério da Defesa de Israel