Rússia estaria transferindo tropas da Síria para a Ucrânia
A notícia foi publicada por um jornal holandês independente chamado “The Moscow Times”, focado em notícias sobre a Rússia e foi repercutida, basicamente nas agências de notícias iranianas e em jornais israelenses.
Segundo o artigo holandês, várias bases russas na Síria foram abandonadas e soldados e equipamentos deslocados para três aeroportos militares de onde seriam transferidos para a Ucrânia. Isso se somaria aos 700 soldados sírios de operações especiais que já estariam nas frentes de batalha dentro da Ucrânia e aos 20.000 voluntários sírios que se apresentaram para combater lá.
Ainda segundo o The Moscow Times, as bases liberadas já estão sendo reocupadas por tropas e unidades da Guarda Revolucionaria Iraniana e do Hezbollah libanês.
Nada foi dito ou confirmado pela mídia oficial russa ou pelos governos russo ou sírio. Mesmo tendo sido publicado nas agências de notícias iranianas, o governo do Irã também está calado sobre o assunto.
A retirada de tropas russas de território sírio e o aumento de tropas iranianas em território sírio levará Israel a muito provavelmente atacar estas bases.