Saiba mais sobre Isaac Sabbá, o Rei da Amazônia
Isaac Sabbá nasceu na cidade de Cametá, no Pará em 12 de fevereiro de 1907, ele era o terceiro de 7 filhos do casal Primo e Fortunata Sabbá, descendentes de judeus marroquinos que migraram para a Amazônia entre 1880 e 1890. Sabbá foi para Manaus com 15 anos de idade.
Sabbá não chegou a concluir o ensino básico, na época o curso ginasial, mas construiu seu conhecimento empresarial e financeiro através de leitura de revistas e jornais especializados. Aos 20 anos já estava familiarizado com o sistema financeiro e a economia internacional.
O Rei da Amazônia
Isaac Benayon Sabbá que, nos anos 50,montou o maior império empresarial do Amazonas, o grupo I.B. Sabba, e foi o grande transformador e inovador da economia do Amazonas.
Foi grande explorador e exportador de borracha na Amazônia, mas seu mais conhecido empreendimento foi a inauguração da Refinaria de Manaus (COPAM), em 1957, pelo ex-presidente da República, Juscelino Kubstchek, um grande acontecimento na época, gerando assombro e incredulidade.
Recebeu da revista Time o título de “The king of the Amazon (O Rei da Amazônia)”, e foi nomeado ainda “plantador de indústrias em plena selva” e “o Mauá Amazônico”, por outras publicações. Sabbá desenvolveu dezenas de empresas: refinaria, terminais de petróleo, companhias de navegação, estaleiro, usinas de açúcar, empresas de exportação e mais uma lista imensa de atividades econômicas.
O judeu Isaac Sabbá
Sabbá casou-se com Irene (nascida Assayag) Gonçalves Sabbá em 1942. O casal teve cinco filhos, Moises Gonçalves Sabbá, Alberto Mimon Gonçalves Sabbá, Mário Gonçalves Sabbá, Ester Gonçalves Sabbá e Débora Gonçalves Sabbá. Isaac adotou como pupilo seu sobrinho Moysés Benarrós Israel, que foi seu braço direito durante toda a vida.
Apesar de não ser praticante ao longo de sua vida, Isaac era ligado Comitê Judaico Amazonas e contribuiu para a construção da sinagoga Beit Yaacob em Manaus.