IsraelÚltimas notícias

Sites de notícias israelenses são hackeados no aniversário da morte de Soleimani

Sites de notícias israelenses são hackeados no aniversário da morte de Soleimani

Dois sites de notícias israelenses, Jerusalem Post e Maariv , saíram do ar na segunda-feira, aparentemente foram invadidos por hackers iranianos.

Logotipo da nova agência de notícias iraniana em hebraico. Tasnim News Agency, CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

O Twitter de Maariv mostrou brevemente a imagem de um projétil saindo de um anel vermelho em um punho cerrado, aparentemente uma joia que o general iraniano Qasem Soleimani do Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos (IRGC) usava, de acordo com o The Times of Israel . A imagem foi retirada logo depois.

O site do Jerusalem Post mostrou a mesma imagem.

Soleimani foi morto em 3 de janeiro de 2020 em um ataque de drones ordenado pelo ex-presidente Donald Trump. Comandava a Força Al Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária, desde 1998.

Segundo reportagem do Jerusalem Post, a coincidência da data e a imagem instalada pelos hackers na página inicial do site dão indícios de que o ataque foi pró-Irã. A ilustração retratou uma explosão na usina nuclear da cidade de Dimona, ao sul de Israel. Estava escrito: “estamos perto de onde você não imagina”, em inglês e hebraico.

Os ataques cibernéticos são os mais recentes em uma cadeia de escaladas entre Israel e a República Islâmica.

Israel foi atacado várias vezes nos últimos meses por hackers iranianos. As tensões continuam altas, com Israel supostamente atacando um porto sírio usado para contrabandear carregamentos do Irã na semana passada.

Logo após os sites terem sido retirados do ar,a Agência de Notícias Tasnim do Irã lançou um site em hebraico e uma conta nas redes sociais para marcar o segundo aniversário do assassinato do general iraniano Qasem Soleimani.

“Embora o número de pessoas que falam hebraico no mundo não seja tão grande, a Tasnim News Agency decidiu criar um site em hebraico considerando a importância estratégica que a questão da Palestina tem para a República Islâmica do Irã e para os muçulmanos em todo o mundo, e para liberar relatórios relacionados ao assunto naquele site ”,disse o CEO da Tasnim News Agency , Majid Qolizadeh em um comunicado no site Tasnim News .

A agência de notícias disse que o lançamento foi em homenagem a Soleimani “em busca da liberdade e defesa da justiça para todas as pessoas de várias etnias, religiões, interesses e nacionalidades”.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.