IsraelMundoTecnologia

Startup israelense detecta câncer utilizando cães farejadores

Uma startup israelense de biotecnologia, a SpotitEarly, está desenvolvendo um teste para a detecção precoce de câncer.

Usando uma combinação de algoritmos e inteligência artificial usando o olfato dos cães, a tecnologia da empresa pode detectar a presença de vários tipos de câncer, incluindo pulmão, próstata, mama e cólon.

O teste foi desenvolvido com a descoberta do “cheiro de câncer” – tumores cancerosos em seus estágios iniciais secretam, primeiro no sangue e depois no sistema respiratório.

Cada tipo de câncer carrega um odor único e a maioria tem um atributo comum.

Os cães são capazes de detectar esses odores em uma fração de segundo, e sua sensibilidade aos “odores de câncer” é comprovadamente maior do que qualquer teste médico ou dispositivo atualmente em uso.

Para exames, um paciente respira por cinco minutos em uma máscara designada, que é colocada em uma embalagem hermeticamente selada e enviada ao laboratório da SpotitEarly.

O laboratório está planejado para funcionar de forma totalmente autônoma: as amostras são inseridas em portas de sniffing dentro do laboratório. Os cães treinados então passam rapidamente pelas portas de farejamento.

 Cada amostra é escaneada por vários cães em um método único, em qualquer caso em que um cão identifica um odor associado a uma amostra positiva de câncer, eles fornecem uma indicação clara. A metodologia exclusiva do SpotitEarly treina os cães para escanear as amostras de respiração de uma maneira que os cães experimentam como uma brincadeira estimulante.

A empresa está em processo de um dos mais extensos estudos clínicos neste campo no mundo, liderado pelo Centro Médico Sourasky (Ichilov) em Tel Aviv e o Centro Médico Hadassah em Jerusalém, para comprovar a eficácia do teste. Na fase preliminar, o SpotitEarly estudou 700 amostras verificadas e mostrou que o teste tem uma sensibilidade muito alta na detecção da presença de uma variedade de cânceres, mesmo nos estágios iniciais. A detecção precoce aumenta significativamente as chances de recuperação.

O sistema da empresa possibilita a execução de cerca de um milhão de testes por ano em um laboratório. O custo do teste é estimado em cerca de 20% do custo dos testes para câncer em estágio inicial atualmente em uso. Os resultados ficam disponíveis em poucos dias.

A empresa foi fundada por quatro amigos com experiência em tecnologia, algoritmos de saúde digital, desenvolvimento de produtos e empreendedorismo: Roi Ophir, Ohad Sharon, Udi Bobrovsky e Ariel Ben Dayan. Ben Dayan, que atua como CEO, é um reservista da IDF com o posto de Coronel e também comandante da proeminente unidade canina Oketz de Israel.

A startup israelense de biotecnologia SpotitEarly levantou recentemente US$ 6,2 milhões – em uma rodada de financiamento liderada pela Hanaco Ventures – para desenvolver ainda mais sua técnica de detecção precoce de câncer com a capacidade olfativa dos cães, informou o Calcalist.

Imagem: Os cães são capazes de detectar esses odores em uma fração de segundo. Foto de Ronaldo Gomlevsky

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.