Sucot – saiba mais sobre essa alegre festa judaica
A festa de Sucot (do hebraico סוכות ou סֻכּוֹת, sukkōt, “cabanas” ou “tendas”) ,com duração de 7 dias, inicia-se no 15o dia do mês de Tishrei – cinco dias após Yom Kipur. No calendário gregoriano, as datas variam do final de setembro ao final de outubro.Sucot dura sete dias,esse ano acontece a partir do anoitecer do dia 09 de outubro até o início da noite do dia 16 de outubro e é marcada por várias tradições distintas.
O que é Sucot
Também conhecida como Festa dos Tabernáculos ou Festa das Cabanas ou Festa das Tendas ou, ainda, festa das colheitas, tendo em vista que coincide com a estação das colheitas em Israel, no começo do outono. É uma das três maiores festas, conhecidas como Shalosh Regalim, onde o povo de Israel peregrinava para o Templo de Jerusalém. Nos dias de hoje, multidões entre 50 a 100 mil pessoas se reúnem aos pés do Muro das Lamentações, participando da Benção dos Sacerdotes.
A sucá
Sucot relembra os 40 anos de êxodo dos hebreus no deserto após a sua saída do Egito. Nesse período o povo judeu não tinha terra própria; eram nômades e viviam em pequenas tendas ou cabanas frágeis e temporárias. Como forma de simbolizar este período, durante a celebração de Sucot, os judeus fazem suas refeições sob folhas e galhos ao ar livre, em uma sucá. A sucá deve ser erguida ao ar livre e ser constituída de palha ou folhagem, que possibilite ver o céu. Deve ter pelo menos 3 paredes, as quais não devem estar pregadas ao teto.
A sucá lembra as Nuvens de Glória que rodearam nosso povo durante suas peregrinações pelo deserto a caminho da Terra Prometida. Todos então viram a especial proteção Divina, que D’us lhes concedeu durante aqueles anos difíceis.
As sucot têm paredes e portas abertas para dar as boas-vindas ao maior número de pessoas possível. A família, amigos, vizinhos e comunidade são convidados para se alegrar, comer e compartilhar uns com os outros.
As quatro espécies
Além de sair de suas casas para morar em uma cabana em Sucót, os judeus também têm que cumprir outra lei muito importante: dentro da Sucá, devem segurar quatro espécies diferentes de plantas que crescem em Israel – destino final dos judeus que vagaram pelo deserto – e balançá-las em todas as direções enquanto recitam uma bênção especial.
As quatro espécies são:
* Luláv, ramo de palmeira.
* Aravá, ramo do salgueiro que cresce perto da água.
* Hadás, ramo de murta, uma planta aromática.
* Etróg, fruto cítrico que se assemelha a um limão.
Mesmo durante os anos de guerra, os moradores dos guetos conseguiam construir sucá escondidas nas sacadas. No gueto de Varsóvia em 1941, as pessoas esperaram pacientemente por horas na fila para receber a bênção de Sucot