Tentativa de Ataque em Tel Aviv: Cidadão Americano-Alemão é Indiciado
Em 25 de maio de 2025, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou a acusação formal de Joseph Neumeyer, um cidadão com dupla nacionalidade americana e alemã, por tentativa de ataque à antiga Embaixada dos EUA em Tel Aviv, Israel.
O Incidente
No dia 19 de maio, Neumeyer, de 28 anos e natural do Colorado, aproximou-se da entrada de funcionários da antiga embaixada portando uma mochila contendo três coquetéis molotov. Após cuspir em um segurança e tentar fugir, ele deixou a mochila no local. Posteriormente, foi detido pelas autoridades israelenses em um hotel próximo. Durante o incidente, Neumeyer teria gritado slogans antiamericanos, como “morte à América”.
Ameaças Online
Investigações revelaram que, no mesmo dia do ataque, Neumeyer publicou ameaças nas redes sociais contra a embaixada, cidadãos americanos e figuras públicas, incluindo o ex-presidente Donald Trump e o empresário Elon Musk.
A análise das redes sociais de Neumayer após sua detenção revelou que, no mesmo dia em que se aproximou da embaixada dos EUA, ele publicou no Facebook: “Junte-se a mim enquanto eu ateio fogo à embaixada em Tel Aviv.” Segundo documentos judiciais divulgados pelo Ministério Público, “Morte à América, morte aos americanos e f–k o Ocidente”.
Segundo o portal de notícias Ynet, durante sua estadia em Israel, ele também fez diversas publicações ameaçadoras no Facebook, incluindo uma com uma suástica e outra, onde comentou sobre a participação de Israel no Festival Eurovisão da Canção, contendo a frase “Longa vida ao Quarto Reich”. Aparentemente, sua linha ideológica era neo-nazista.
Processo Judicial
Após sua deportação por autoridades israelenses, Neumeyer foi preso pelas autoridades americanas no Aeroporto JFK, em Nova York, e apresentado ao tribunal federal no Brooklyn. Ele enfrenta acusações de tentativa de destruição de propriedade dos EUA com explosivos, podendo ser condenado a até 20 anos de prisão e multa de US$ 250.000.
Imagem: antiga embaixada americana em Tel Aviv ainda faz parte do complexo diplomático dos Estados Unidos em Israel.