Time de futebol do Barcelona faz publicamente ação de apoio a Israel
A prefeita de Barcelona, Ada Colau, anunciou em 8 de fevereiro que sua cidade estava suspendendo suas relações institucionais com Israel, incluindo a geminação com Tel Aviv, “até que as autoridades israelenses ponham fim à violação sistemática dos direitos humanos contra a população palestina”.
Em 16 de fevereiro o presidente do clube de futebol do Barcelona, Joan Laporte, decidiu transmitir uma mensagem de apoio a Israel.
Laporte convidou os representantes da Embaixada de Israel na Espanha para a partida de futebol contra o time do Manchester United pela Liga Europeia e para presentear os representantes da embaixada com camisas do Barcelona.
Em cerimônia realizada antes do jogo, Laporte enfatizou o compromisso de longa data do clube com as excelentes relações com o Estado de Israel e o povo de Israel. Os diplomatas israelenses presentearam Laporta com uma bandeira e um escudo israelenses em reconhecimento aos anos de apoio a Israel, amizade e atividades conjuntas e à construção de uma ponte entre as nações por meio do esporte.
O gesto do time de futebol do Barcelona se junta a uma onda de protestos na cidade de Barcelona e também na Catalunha e na Espanha contra a decisão do prefeito.
O governo espanhol questionou, em 17 de fevereiro, a “decisão unilateral” da prefeitura de Barcelona de romper as relações institucionais com Israel e a geminação com Tel Aviv, afirmando que este tipo de iniciativa não vai conseguir “nada de bom”.
“Acredito que a vocação de Barcelona é ser uma cidade aberta, como a Espanha é, e ser a capital do Mediterrâneo. Não acredito que, suspendendo, cortando, expulsando, se consiga algo de bom, nem se construa um diálogo entre Israel e Palestina”, declarou o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, em um evento em Barcelona.
Diplomatas israelenses presentearam o presidente do FC Barcelona, Laporta, com uma bandeira israelense em 16 de fevereiro de 2023, reconhecendo os anos de apoio e amizade do FC Barcelona com Israel.
(crédito da foto: EMBAIXADA DE ISRAEL NA ESPANHA)