MundoPolíticaÚltimas notícias

Um voo com sobreviventes do Holocausto parte de Kishinev para Israel

À luz da escalada das tensões na região separatista da Transnístria, no leste da Moldávia, e das preocupações de segurança que foram intensificadas nas últimas semanas, a comunidade judaica na Moldávia decidiu garantir um voo de emergência para resgatar idosos sobreviventes do Holocausto e feridos na guerra da Ucrânia.

O voo de resgate decolou de Kishinev. Foi organizado pelo Chabad e pela comunidade judaica da Moldávia (liderada pelo rabino Zushe Abelsky), e a ZAKA, que enviou os comandantes especiais Chaim Otmezgin e Nachman Dickstein (o vice-comandante da organização na Ucrânia),a  Yad Yisrael liderado pelo rabino Moshe Fimah, a Irmandade, a Agência Judaica, a Or Avner, e a JDC.

Os imigrantes chegaram a Israel em um voo fretado contratado especificamente para esse fim e possuem carteiras de identidade já emitidas em Kishinev.

O rabino Mendy Axelrod, um rabino de Chabad na Moldávia que conseguiu colocar tefilin em um sobrevivente do Holocausto pela primeira vez na vida, disse: “Durante semanas, tratamos sobreviventes do Holocausto feridos que vieram como refugiados da guerra na Ucrânia. Demos a eles o cuidado mais dedicado, comida quente e remédios e estou muito feliz por eles não começarem uma nova vida na Terra Santa. Quero agradecer a todos aqueles que estão envolvidos neste trabalho sagrado.”

O diretor geral da ZAKA, Dubi Wiesenstern, acrescentou: “Esta é uma operação complexa, uma das várias, que estamos realizando com uma equipe médica que inclui um médico para fornecer a esses sobreviventes do Holocausto as melhores condições até chegarem a Israel”.

com informações de israelnationalnews.com

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.