Uma heroína que não deve ser esquecida
Em 7 de novembro de 1944 foi morta a heroína judia Hannah Szenes.
Hannah Senesh (Szenes), a poetisa e combatente da Haganá que saltou de paraquedas na Europa ocupada pelos nazistas para resgatar judeus, foi executada em 7 de novembro de 1944 por um pelotão de fuzilamento húngaro no pátio de uma prisão em Budapeste.
Senesh, que nasceu na Hungria em 1921 em uma família judia assimilada, foi atraída para o sionismo pelo clima de antissemitismo que existia em Budapeste no início dos anos 1930. Ela fez aliá em 1939 e, após dois anos de estudo agrícola, estabeleceu-se no Kibutz Sdot Yam, onde escreveu muitos de seus poemas mais conhecidos, incluindo “Para Cesareia”, que como “Eli, Eli”, foi musicado em 1945 e foi regravado por muitos cantores desde então.
Em 1942, conforme crescia a preocupação com o destino dos judeus europeus, incluindo sua mãe ainda em Budapeste, Hannah se juntou a um grupo de paraquedistas organizado pela Haganá para resgatar prisioneiros de guerra e organizar a resistência judaica. Em 1944, ela saltou de paraquedas na Iugoslávia (onde escreveu “Bendito seja o fósforo”) e, em 7 de junho, foi presa pela polícia húngara quando tentava entrar na Hungria.
Ela foi cruelmente torturada, mas nunca revelou nada aos seus captores e, em novembro, foi condenada à morte. Em 1950, seus restos mortais foram levados para Israel e enterrados no Monte Herzl.
As seguintes palavras foram encontradas escritas nas paredes de sua cela após sua execução:
Um – dois – três … dois metros e meio de comprimento
Duas passadas, o resto está escuro …
A vida é um ponto de interrogação fugaz
Um – dois – três … talvez outra semana.
Ou o próximo mês ainda pode me encontrar aqui,
Mas sinto que a morte está muito próxima.
Eu poderia ter feito 23 no próximo mês de julho
Apostei no que era mais importante, os dados foram lançados. Eu perdi.
Em julho de 2021, em comemoração ao 100º aniversário do nascimento da primeira mulher paraquedista judia, Hannah Szenes z ”l, um salto de paraquedas internacional conjunto e uma expedição comemorativa ocorreu na Eslovênia, Croácia e Hungria, para homenagear os paraquedistas judeus da Terra de Israel durante a Segunda Guerra Mundial .
Nesse evento aconteceu a reconstituição do salto de paraquedas histórico perto do local do salto original de Hannah Szenes.
Imagem principal: colagem com fotos da heroína do arquivo do Yad Vashem