IsraelÚltimas notícias

43 anos atrás Israel detona o sonho nuclear de Saddan Hussein

pelo professor Israel Blajberg

7 de junho de 1981 – Reator Nuclear do Iraque – há 43 anos o primeiro-ministro Begin deu a ordem para destruição do OSIRAK, o que foi realizado por uma esquadrilha de 3 duplas de aeronaves F-15 e F-16, durante a Guerra Irã x Iraque.

Na época a força aérea não tinha capacidade de reabastecimento em voo, o que impediu o emprego dos F-4 Phantom e A-4 Skyhawk que não possuíam autonomia para a missão, que exigiu grande perícia dos pilotos para percorrer 1.100 km a baixa altitude na ida, sob silêncio de rádio, e na volta à máxima altitude possível para economizar combustível. Eram aviões analógicos, nada de computadores ajudando os pilotos.

Como hoje, era tempo de Shavuot, a Festa da Colheita, com suas oferendas, Bikurim. As bombas pesavam 1 tonelada, e foram descarregadas sobre o alvo em poucos segundos.

Mais de 60 outras aeronaves apoiaram a missão, incluindo aviões de reserva, helicópteros de resgate, aeronaves de C&C Hawkeye E-2 e muitas outras, bem como as equipes de terra.

Paradoxalmente o Iran já então dominado pelos aiatolás muito contribuiu para o sucesso da missão.

Os EUA cancelaram a venda de F-15 e F-16 que fora autorizada no Governo do Xá Reza Pahlevi, então essas mesmas aeronaves foram adquiridas por Israel e utilizadas no bombardeio ao reator.

Após 3 horas de voo todas as aeronaves regressaram em segurança a base. Um dos pilotos, o mais jovem, um tenente sem experiencia anterior, foi o cerra-fila da esquadrilha, e os veteranos brincavam com ele, que teria a maior chance de ser derrubado.

O tempo passou, ele chegou a coronel aviador e foi designado para ser o primeiro astronauta de Israel. Infelizmente a última e fatídica missão do ônibus espacial Columbia, lançada em 16 de janeiro de 2003 pela NASA falhou, com a aeronave se desintegrando após a reentrada e Ilan Ramon e seus seis companheiros deixaram este mundo prematuramente. Ele, levando a glória de ser um Herói de Israel.

Clique para ver maior

Há muitos anos conheci um dos pilotos que participaram da missão, e que já na reserva esteve várias vezes no Brasil. Ele aparece no grupo de pilotos, uma semana depois sendo condecorado pelo Chefe do Estado-Maior Geral das FDI, General Rafael Eitan. A foto mostra também o estado em que ficou o reator, com as cúpulas totalmente arrasadas. O mapa mostra a rota que evitou a Jordânia, devido aos radares e ao estado de guerra vigente.

Na imagem do post, a foto oficial do local onde ficava o reator nuclear Osirak depois da primeira fase de remoção dos escombros.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.