IsraelÚltimas notícias

6 árabes israelenses presos por ligação ao ISIS, iam atacar escola muçulmana em Nazaré

Ação perfeita do Shin Bet (serviço de segurança interna de Israel) descobre um célula do Estado Islâmico na cidade de Nazaré e prende seus membros. As idades dos seis presos va de 25 anos até um menor com 16 ou 17 (não foi divulgado).

Todos eles são árabes nascidos e residentes na cidade. Disseram a polícia que a escola muçulmana iria ser atacada por funcionar “a maneira dos infiéis”. O ataque iria acontecer, talvez uma semana ou dez dias depois de um ataque terrorista suicida semelhante no Afeganistão contra uma escola muçulmana xiita.

O Estado Islâmico não vê problema algum em matar crianças muçulmanas xiitas ou sunitas, enquanto o líder xiita do Irã, diz na ONU que os “judeus são selvagens”. Quem é selvagem mesmo?

A célula do Estado Islâmico em Nazaré planejava atacar também pontos de ônibus cheios, um posto de polícia para roubar armas, uma floresta da região onde judeus costumam passear com suas famílias e outros locais do norte de Israel.

O contato destes seis jovens árabes e o recrutamento para o ISIS foi feito pela Internet.

Imagem: ilustrativa, geral de Nazaré – domínio público

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.