Israeljudaísmo

O Ano Novo das Árvores – Tu Bishvat

No dia 15 do mês de Shvat, os judeus comemoram o Tu Bishvat – o Ano Novo das Árvores. A data festiva teve origem no Talmud e foi baseada na fórmula escolhida para calcular o ciclo agrícola para identificar o dízimo da produção das árvores que eram trazidas como oferta de primícia para o Templo em Jerusalém.

A data está identificada com a época em que brotam os primeiros frutos em Israel, após o inverno e as árvores se renovam voltando a ganhar folhas depois do frio. Em 2024, o “ano novo das árvores” é comemorado em 25 de janeiro.

A preocupação ecológica e o respeito pela natureza sempre fez parte da tradição judaica através dos milênios. Pode ser encontrada na Torá. A bíblia afirma: Ha’Adam Etz HaSadeh – “O Homem é a árvore do campo” (Deuteronômio, 20:19). Esta afirmação estabelece, assim, um íntimo relacionamento entre os seres humanos e a natureza, através das árvores nos campos.O feriado de Tu Bishvat caiu em desuso após a destruição do Segundo Templo, mas foi revivido pelos cabalistas na Idade Média. Aqueles judeus que norteavam a vida judaica através da cabalá instituíram a prática do seder (refeição) de Tu Bishvat. Esta é uma refeição que em parte reflete o seder de Pessach (jantar da páscoa judaica) e envolve o ato de degustar alimentos bíblicos nativos da Terra Santa, acompanhado de quatro taças de vinho.Como parte do seder Tu Bishvat (a refeição festiva de Tu Bishvat), costuma-se comer de shiv’at ha’minim (sete espécies endêmicas da Terra de Israel): trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas, tâmaras. Além disso, existem muitas variações possíveis para preparar uma refeição Tu Bishvat, geralmente incorporando frutas secas e nozes. Pode-se também, usar da criatividade ao decidir como planejar o menu para a data festiva.

O ano novo das árvores tornou-se um feriado ecológico que visa lembrar os judeus de uma milenar conexão com a terra e também do nosso papel na qualidade de guardiões do meio ambiente. Algumas práticas modernas incluem doar dinheiro para plantar árvores em Israel ou plantar árvores na cidade onde cada um habita.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.