Israel doará milhares de vacinas para países necessitados
Com a variante omicron se espalhando pelo mundo, Israel comunicou nesta terça-feira que doará milhões de vacinas AstraZeneca para países em desenvolvimento.
O anúncio foi feito pela rádio do Exército israelense (Galey IDF). De acordo com o relatório, a doação passará pela iniciativa global da vacina Covax.
O Ministério das Relações Exteriores quer mandar os suprimentos para a África, onde a variante foi descoberta e a proporção de imunizações é particularmente baixa.
A lista de países para os quais Israel pretende doar ainda não foi finalizada, porém Israel pretende se concentrar em países do continente africano.
Uma fonte israelense disse à Rádio do Exército que há intenção de transferir vacinas para o Marrocos também.
A variante do Omicron Covid deve se espalhar internacionalmente, apresentando um risco global “muito alto” de surtos de infecção que podem ter “consequências graves” em algumas áreas, disse a Organização Mundial de Saúde na segunda-feira.
Coronavírus em Israel
O último relatório de coronavírus do Ministério israelense indica que nas últimas 24 horas 636 israelenses deram positivo para Covid-19, de um total de 101.858 testes analisados, o que dá uma taxa de positividade de 0,63%.
Em Israel, existem 117 casos graves, dos quais apenas 69 requerem um respirador. Atualmente 5.570 pessoas sofrem da doença.
Ou seja, em decorrência da pandemia que deixou o mundo em suspense logo após dois anos de seu surgimento, de 5.570 pessoas atualmente sofrendo da doença, apenas 186 necessitam de atendimento hospitalar, o restante, 5.384 cumprem o repouso domiciliar, conforme indica o Ministério da Saúde.
Desde o início da pandemia, 1.343.218 foram infectados com o coronavírus, 8.195 morreram. Mais de 9,3 milhões de habitantes vivem no país.