Judeus dos estados do Golfo se unem e criam Associação
As comunidades judaicas nos seis estados do Golfo Pérsico lançaram nesta segunda-feira, dia 15/02,uma nova associação como mais um passo significativo na renovação da vida judaica nos países árabes.
O novo órgão incluirá representantes da maior comunidade judaica dos Emirados Árabes Unidos e das pequenas comunidades da Arábia Saudita, Bahrein, Omã, Catar e Kuwait.
“A comunidade judaica está crescendo no Golfo, então eles pensaram que valeria a pena fazer essa associação de todas as comunidades judaicas”, disse o rabino Eli Abadi de Dubai, o líder espiritual da Associação das Comunidades Judaicas do Golfo (AGJC) em conversa com a rede de notícias israelense Arutz Sheva.
“São precisamente as comunidades menores que precisam de mais ajuda do que as comunidades maiores, então dissemos que vale a pena nos unir e ajudar uns aos outros e o que um tem, ele dará ao outro e assim todos será unido “,declarou o rabino.
Ele ressaltou que o objetivo da entidade é “ajudar todos os judeus, aqueles que vêm para visitar e aqueles que vêm fazer negócios no Golfo”.
Os acordos de Abraham aumentaram a vida judaica nos estados do Golfo.
Sobre o tratamento dado aos judeus nesses países,Abadi disse: “As pessoas nos recebem de braços abertos. Não senti nada contra os judeus. Não se esqueça de que todos esses países não fizeram guerra com Israel. A religião judaica, certamente como uma prima do Islã – é muito bem-vinda.”