Napoleão e o Cerco de Jaffa
Napoleão e o Cerco de Jaffa
O Cerco de Jaffa foi uma batalha travada entre 3 e 7 de março de 1799, entre a França e o Império Otomano em que os franceses, liderados por Napoleão, foram vitoriosos.
Antecedentes
Após conquistar o Egito, Napoleão quis se garantir e se estender mais um pouco para mais longe pois era necessários dissuadir os turcos de tentar recuperar as conquistas francesas de julho de 1798.
No comando das divisões, além do próprio Napoleão, estavam os generais Jean-Baptiste Kleber, Jean Lannes, Reynier e Bon, apoiados por um razoável parque de artilharia.
O cerco a Jaffa
O primeiro objetivo tático foi a ocupação do porto de Jaffa, na costa da Palestina, que poderia ser utilizado pela frota turca para desembarque a qualquer momento.
Às 7h do dia 3 de março, a artilharia francesa abriu fogo contra as muralhas de Jaffa. Entre as 15h e as 16h foi aberta uma brecha razoável nas muralhas que protegiam a cidade, permitindo que as tropas de assalto penetrassem por ela nas vielas do antigo porto.
Iniciou-se então uma carnificina da população civil de Jaffa. Em três dias cerca de 1.500 pessoas foram mortas.
O massacre
Em 6 de março, cerca de três mil soldados otomanos (entre eles um grande número de albaneses), refugiados em uma espécie de grande pousada pública no centro da cidade, se renderam em troca de garantias de vida.
Bonaparte não quis mais honrar as promessas de seu enteado Eugène de Beauharnais de que a vida dos prisioneiros seria poupada e ordenou que grande parte dos prisioneiros otomanos (segundo algumas fontes cerca de 2.440, segundo outras 4.100 até 7.000), a maioria deles albaneses, serem executados a tiros ou esfaqueados até a morte com baionetas. A tarefa que consumiu três dias.
A peste
A captura e o saque violento de Jaffa pelo exército francês sob Bonaparte em 7 de março de 1799 foram rapidamente seguidos por um surto de peste bubônica, identificado em janeiro de 1799, que dizimou o exército.
Como que para redimir-se da ordem que dera, Napoleão visitou, em 11 de março um hospital de doentes com a peste em Jaffa, chegando mesmo a tocar em alguns dos doentes para mostrar aos seus homens que não deviam temer aquele mal.
Após o malsucedido cerco de Acre, última etapa da campanha síria, em que as tropas francesas foram derrotadas pelos britânicos e otomanos, Napoleão retirou-se da Palestina. Após sua partida, os britânicos, aliados aos turcos, reconstruíram as muralhas da cidade de Jaffa sob o comando do almirante Smith.