Israel aprova plano para limpar parte do rio Jordão
Infelizmente, nos últimos 50 anos, o fluxo anual do rio Jordão caiu de mais de 1,3 bilhão de metros cúbicos por ano para menos de 30 milhões de metros cúbicos. Com Israel, Jordânia e Síria, cada um pegando o máximo de água limpa possível águas para uso doméstico e agrícola.
O governo de Israel aprovou nessa semana um abrangente plano para limpar um trecho substancial do rio Jordão, restaurar sua natureza outrora abundante e desenvolver o turismo ao longo de suas margens.
O plano visa aumentar a quantidade de água e reduzir a poluição na seção israelense do rio, com o estabelecimento de uma nova instalação de dessalinização que tratará a água poluída e salgada e a tornará adequada para fins agrícolas.
A ONG EcoPeace Middle East está reunindo ambientalistas israelenses, palestinos e jordanianos para trabalharem juntos na prevenção de que o esgoto deságua no rio Jordão.
“O rio Jordão, muito devido ao conflito, foi transformado em pouco mais que um canal de esgoto”, disse Gidon Bromberg, diretor israelense da EcoPeace Middle East, ao canal de TV i24NEWS .
“Embora seja histórico, ainda é um primeiro passo. É necessária mais cooperação que envolva israelenses, palestinos e jordanianos para que isso aconteça”, disse Bromberg.
Imagem: trecho do rio Jordão, de Ronaldo Gomlevsky