Bibi Netanyahu garante que haverá eletricidade no shabat e corta várias pretensões do UTJ
Na manhã deste dia 13/dez Bibi Netanyahu veio a público para afirmar que não aceita as últimas demandas do UTJ – United Torah Judaism, que são verdadeiras e foram publicadas ontem a noite pela mídia israelense.
“Existe e vai existir eletricidade no Shabat, existem e vão existir praias para todos”, declarou Bibi Netanyhu durante a sessão do Knesset para o voto do novo porta-voz (com status de presidente da casa).
“Não haverá um estado ‘haláchico’ aqui (NE: um estado dirigido pela halachá, pela Torá e leis religiosas judaicas), disse ele. “Vai existir aqui um estado que vai cuidar de todos os cidadãos de Israel, sem exceção. Nós escolhemos liderar de nossa maneira, a maneira da direita nacional e a maneira da direita liberal e vamos fazer isso.” Bibi ainda acrescentou que o status quo de seculares e religiosos não vai mudar.
Comentário: disse o que deveria dizer, o que a sociedade não ortodoxa quer ouvir. Mas e a sociedade ortodoxa que o apoia e jamais tinha se posicionado tão abertamente por um estado haláchico? Vão aceitar esta “maneira da direita liberal” e tornar os acordos provisórios em definitivos até que sejam anulados? Como é possível ouvir Bibi afirmar que nada vai mudar se encastelou em ministérios poderosos e fundamentais exatamente os líderes que pretendem e declaram abertamente que tudo vai mudar? A situação permanece confusa.
Não há melhor momento para pedir: “Que as luzes de chanucá iluminem as mentes dos intolerantes”.