Arqueólogos encontram moedas do período dos Macabeus que comprovam história de Chanucá
As moedas, que datam dos anos anteriores à revolta dos Macabeus, cerca de 2.200 anos atrás, foram descobertas nas cavernas de Wadi Murabat, em Nahal Darga, em maio deste ano, durante um projeto de escavação de cavernas no deserto da Judeia.
A escavação foi realizada pela Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) em colaboração com o Ministério de Jerusalém e Patrimônio entre março e maio de 2022. Entre os muitos achados, uma antiga caixa de madeira foi descoberta dentro de uma das cavernas.
A caixa de madeira contendo 15 moedas de prata será exposta no Museu Hasmonean em Modi’in em homenagem à semana do patrimônio de Israel.
O IAA relatou que o grupo uniforme de moedas de tetradrachmas de prata foi cunhado por Ptolomeu VI, rei do Egito, que reinou sobre o Egito ao mesmo tempo que seu tio, Antíoco IV, reinou sobre o Império Selêucida. As três primeiras moedas do tesouro foram cunhadas em 176 aEC, enquanto as últimas datam de 171-170 aEC. O nome “Shalmai” está gravado à mão em aramaico em uma das moedas.
“Esta é uma descoberta absolutamente única, apresentou a primeira evidência arqueológica clara de que as cavernas do deserto da Judéia desempenharam um papel ativo como palco das atividades dos rebeldes judeus ou dos fugitivos nos primeiros dias da Revolta dos Macabeus, ou a eventos que levaram a eles”, diz o pesquisador do IAA, Dr. Eitan Klein. Sua referência ao local como o “Deserto da Judeia” é consistente com a forma como era conhecido na época, mas obscurece o atual status contestado de Muraba’at.
A Revolta dos Macabeus foi uma rebelião judaica liderada pelos Macabeus contra o Império Selêucida e a influência que seu estilo de vida helenístico teve na vida judaica.
A revolta durou de 160 a 167 aC, mas considera-se que terminou oficialmente em 134 aC, quando os Macabeus conquistaram a independência.
A revolta dos Macabeus forma a base do feriado judaico de Chanucá, que celebra a vitória dos Macabeus sobre o Império Selêucida.
Com informações Jerusalem Post
Imagem:
As moedas tetradracmas de prata, cunhadas por Ptolomeu VI, rei do Egito. Crédito da imagem: Shai Halevi, Autoridade de Antiguidades de Israel