Guerra de GazaIsraelÚltimas notícias

Quem matou o rabino Kogan?

O Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos divulgou fotos e identificou três indivíduos presos em conexão com o assassinato do rabino Zvi Kogan: Os suspeitos são cidadãos uzbeques: Olimpi Tohirovich (28 anos), Makhmudjon Abdurrahim (28 anos) e Azizi Kamilovich (33 anos).

As primeiras informações afirmavam que tinham embarco pra a Turquia em um voo comercial. As informações atuais são de que foram presos na Turquia e extraditados para Abu Dhabi.

Um novo relatório sugere que o Irã pode não ter direcionado a célula terrorista responsável pelo assassinato do Rabino Zvi Kogan, emissário Chabad-Lubavitch nos Emirados Árabes Unidos. Possibilidades indicam envolvimento do Hamas ou da Jihad Islâmica. Obviamente a polícia dos Emirados já conhece os dados e filiação dos três presos e seria coisa de instantes saber se são sunitas ligados ao Hamas, Jihad Islâmica ou Isis, ou xiitas ligados ao Irã. Essa informação já deveria ter sido publicada.

De acordo com o Ynet, estima-se agora que a célula terrorista não agiu sob ordens do Irã, mas sim de outra organização terrorista, possivelmente Hamas ou Jihad Islâmica.

No domingo, a embaixada do Irã nos Emirados Árabes Unidos enfatizou à Reuters que “rejeita categoricamente as alegações de envolvimento do Irã no assassinato deste indivíduo”.

MOTIVAÇÃO

Muitas pessoas perguntam porque assassinar um rabino de um movimento religioso judaico que não se mete em política e nem é um movimento centralizado em Israel. O motivo é exatamente este: a guerra é religiosa e não territorial, portanto um rabino “qualquer” num local onde foi mais fácil implementar o sequestro e assassinato é um alvo.

Além disso os Emirados e principalmente Abu Dhabi são um local de ampla e pacífica convivência entre todas as religiões e dezenas de etnias de todo o mundo. E isso é uma agenda totalmente oposta ao totalitarismo teocrático pregado pelos jihadistas dos dois lados. Encerrar a liberdade que os muçulmanos tem nos Emirados e convivência com outros povos faz parte da agenda jihadista, seja sunita, seja xiita.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.