judaísmoÚltimas notícias

A história de Yehudit

Você conhece as histórias sobre as heroínas do Chanucá? 

A vida sob os agressores helenistas foi uma provação constante. Eles não apenas proibiram a observância judaica básica, mas sitiaram cidades e vilas por todo o país.

Por decreto do rei, qualquer donzela judia que fosse se casar tinha que primeiro passar a noite com o governador local ou comandante. 

Na foto, Judith segurando a cabeça de Holfernes de Cristofano Allori ,1613. (Wikimedia Commons)Área de anexos

Os exércitos helenistas, sob o comando de Holofernes, sitiaram a cidade de Bethulia – onde Yehudit, filha de Yochanan, o Sumo Sacerdote, era uma jovem viúva. Embora fosse bonita e rica, Yehudit também era conhecida por sua piedade e boas ações. Holofernes, ficou impressionado com a viúva e a desejou.

O povo, que começava a sofrer de fome severa,deseperado reuniu-se e os anciãos anunciaram que em 5 dias, se continuassem sem comida, eles se renderiam. 

Yehudit não se abateu e disse aos anciãos que tinha um plano que entregaria os inimigos em suas mãos, porém eles não deveriam perguntar o que era, simplesmente ter fé nela.

Yehudit deixa a cidade e vai imediatamente em direção aos soldados e diz que gostaria de falar com o comandante deles, Holofernes.

Yehudit diz a Holofernes que ela se preocupava com aqueles que estavam na cidade e sofriam sob o cerco e decidiu procurá-lo e lhe contar como capturar a cidade e, esperançosamente, receber, em troca, misericórdia de seu povo. Ele a encorajou a continuar.

Yehudith dizia que a fé do povo em Deus permanecia forte e enquanto eles tivessem fé, eles não se renderiam. Mas que em pouco tempo a comida kosher acabaria e desesperados, eles acabariam comendo carne de animais impuros,despertando a raiva de Deus, que se voltaria contra eles e a cidade cairia. 

Ela propôs ficar com Holofernes no acampamento dele, mas voltaria a Bethulia todos os dias para descobrir se os suprimentos estavam baixos. Holofernes ansioso para passar um tempo com a bela viúva, concordou. 

Yehudit e sua serva ganharam a confiança do exército de Holofernes.

Yehudit informou a Holofernes que Bethulia finalmente estava sem comida e restava apenas esperar alguns dias até que comessem os animais não-kosher. 

Ele a convidou para ir sozinha à sua tenda naquela noite para comemorar. Holofernes permitiu que Yehudit lhe servisse alguns dos maravilhosos queijos que ela tinha levado para a ocasião. O queijo salgado deixou o general sedento, portanto nossa bem-preparada heroína serviu-lhe o vinho que tinha levado consigo – o general entornou a garrafa e caiu num sono profundo.

Chamando sua serva, Yehudit pegou a espada de Holofernes e cortou a cabeça do general. As duas mulheres envolveram a cabeça em um pano e voltaram para Bethulia.

Então, Yehudit mostrou aos anciãos a cabeça de Holofernes e disse-lhes que os homens da cidade deveriam agora atacar os sírios-gregos. 

Quando os soldados foram acordar o seu líder e o encontraram morto, o exército grego-sírio fugiu no ataque surpresa. 

Assim, Yehudit salvou a cidade e os moradores.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.