judaísmoÚltimas notícias

A revelação da Torá aos judeus no Monte Sinai – A festa judaica de Shavuot

Nesta semana inicia-se a comemoração de Shavuot (Festa das Semanas), festa judaica que se inicia ao anoitecer do dia 25 de maio e vai até o anoitecer do 27 de maio. A data celebra a revelação da Torá no Monte Sinai para o povo judeu, e ocorre no 50º dia após os 49 dias da contagem do Omer.

De acordo com a tradição judaica, este episódio aconteceu no ano de 2448 no calendário hebraico, ou por volta do ano 1300 A.E.C. (antes da Era Comum). Moisés e os israelitas levaram sete semanas viajando pelo deserto para chegar ao Monte Sinai. Shavuot se traduz literalmente como “semanas” em hebraico, enfatizando a conclusão desta jornada de sete semanas. Em Pessach, os judeus saíram do Egito e em Shavuot receberam as tábuas da lei.

Moisés no Monte Sinai, Jean-Léon Gérôme -1895-1900, via Wikimedia Commons.

A festa de Shavuot também é conhecida por outros dois nomes: Chag Habikurim (Festa dos Primeiros Frutos) e Chag Hakatzir (Festa da Colheita). Esses nomes remontam ao período em que o Templo de Jerusalém ainda existia. Na época de Shavuot, os agricultores levavam ao Templo Sagrado uma oferenda do primeiro trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras que cresciam no campo, como forma de agradecimento a D’us. Era também nessa época do ano que o trigo, o último dos grãos a ficar pronto para ser cortado, era colhido. Por isso, juntamente com Pessach e Sucot, a festa de Shavuot era um dos três grandes períodos de peregrinação ao Templo de Jerusalém (Shalosh Regalim).

Shavuot é um feriado judaico em que não se trabalha e é comemorado na sinagoga. Algumas leituras especiais são recitadas: um poema litúrgico chamado Akdamut , que enfatiza a grandeza de Deus; o Livro de Rute, porque a história destaca a escolha de uma mulher de se juntar ao povo judeu e aceitar a Torá; e os Dez Mandamentos, em honra da revelação da Torá. Também é costume estudar Torá a noite toda; esta prática é chamada de Tikkun Leil Shavuot .

As refeições tradicionais do feriado em Shavuot incluem sempre os laticínios. Pode haver uma série de razões para a associação de laticínios com Shavuot. Há um versículo no Cântico de Salomão (4:11) que diz que a Torá é como “leite e mel debaixo da língua”, o que pode indicar uma conexão entre o feriado centrado na Torá e os laticínios. A palavra hebraica chalav (leite) tem um valor numérico de 40, que corresponde ao número de dias que Moisés passou no Monte Sinai recebendo a Torá.

Outros ainda dizem que Shavuot ocorre durante o período fértil da primavera, quando as mães dos animais produzem muito leite fresco. Seja qual for o motivo, os laticínios são frequentemente consumidos em Shavuot.Os alimentos populares de Shavuot incluem cheesecake , blintzes e kugels . Alguns judeus sefarditas fazem um pão de sete camadas chamado siete cielos (sete céus), que supostamente representa o Monte. Sinai.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.

One thought on “A revelação da Torá aos judeus no Monte Sinai – A festa judaica de Shavuot

  • PAULO GASPARINO

    HAG SHAVUOT SAMEACHA
    FELIZ FESTA DE SHAVUOT

Fechado para comentários.