CulturajudaísmoMundoÚltimas notícias

Amazon remove filmes nazistas a pedido do Centro Simon Wlesental

Através de uma carta aberta ao fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos, o Centro Simon Wiesethal pediu à plataforma que retirasse filmes de propaganda nazista que estavam disponíveis para acesso dos assinantes do Amazon Prime.

“Esses filmes devem ser vistos – se forem vistos – em uma aula de história, onde os educadores podem expor as mentiras da Alemanha nazista, sua violenta ideologia racista e seu ódio genocida ao povo judeu”, escreveu o rabino Abraham Cooper ,reitor associado e diretor de Ação Social Global do Centro Wiesenthal. “Esses filmes ajudaram a criar e manter o ódio aos judeus, o que levou diretamente à ‘Solução Final da Questão Judaica’ e ao assassinato em massa de 6 milhões de judeus inocentes durante a Segunda Guerra Mundial.”

Após a solicitação, a Amazon removeu 23 dos 30 filmes listados pelo grupo de defesa antidiscriminação Americans Against Anti-Semitism (Americanos contra o Antissmitismo), que alertou o Centro Simon Wiesenthal.

Em um comunicado de imprensa de 14 de janeiro, o órgão de vigilância Americans Against Anti-Semitism (AAA) afirmou que “um alguns dos filmes citados não foram considerados problemáticos, pois o assunto não está diretamente relacionado à Segunda Guerra Mundial e ao Holocausto”, mas que “os piores filmes nazistas” foram removidos. “Remover 26 filmes inteiramente de seu site não é pouca coisa, então é reconfortante ver que estamos na mesma página em termos de tipos de conteúdo de ódio que claramente não têm lugar em nenhuma principal plataforma. Um grande alívio”, disse o chefe da AAA, Dov Hikind, ex-deputado democrata de Nova York, em comunicado.

Os filmes

Um dos filmes disponíveis era o de Leni Riefenstahl, que foi fundamental na divulgação da propaganda que contribuiu para a ascensão do nazismo ao poder. Outro era ‘O Judeu Eterno’ (Der ewige Jude), encomendado pelo Ministro da Propaganda Nazista Joseph Goebbels, no qual os judeus são descritos como um grupo que vagueia de terra em terra e é comparado a ratos.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.